PALMEIRA DOS ÍNDIOS

"Boneco de mamulengo": James Ribeiro diz que prefeita é manipulada e alerta para riscos legais

Ex-prefeito aponta que Luísa Duarte estaria sendo usada politicamente e pode responder sozinha por atos do governo comandado nos bastidores por Júlio Cezar

Por Redação Publicado em 09/04/2025 às 08:18

PALMEIRA DOS ÍNDIOS – A prefeita Luísa Julia Duarte foi alvo de duras críticas do ex-prefeito James Ribeiro (REP) durante entrevista concedida nesta terça-feira (8) ao radialista Cláudio André, da Rádio Francês Agreste FM, com retransmissão simultânea pela Rádio Cacique FM. Em tom direto, James afirmou que a atual gestora municipal “não tem autonomia” e que estaria sendo manipulada politicamente por seu antecessor, o ex-prefeito Júlio Cezar, a quem se referiu como verdadeiro comandante da Prefeitura de Palmeira dos Índios.

“Ela está sendo usada como um boneco de mamulengo. Quem dá as ordens, quem puxa os fios, é o ex-prefeito”, declarou James, usando a metáfora popular nordestina para simbolizar alguém sem iniciativa própria, manipulado por mãos invisíveis.

Segundo o ex-prefeito, Júlio continua dando as cartas no governo, mesmo sem ocupar oficialmente o cargo de chefe do Executivo. “A equipe que está aí é a mesma da gestão passada. Os secretários são os mesmos. A prefeita teve dificuldade até para nomear o filho como chefe de gabinete e uma nora como secretária. O resto foi tudo imposto”, afirmou James.

Riscos jurídicos e o “peso do CPF”


O ponto mais grave da fala, no entanto, foi o alerta jurídico. James destacou que, embora não governe de fato, é o CPF da prefeita que estará na linha de frente das eventuais responsabilizações legais por atos administrativos cometidos ao longo da gestão.

“Quem vai responder pelas ilegalidades que estão sendo praticadas não é o ex-prefeito. É o CPF da atual prefeita. Ela precisa ter muito cuidado, porque a conta um dia chega”, alertou. Segundo ele, a gestora estaria assinando atos sem plena consciência de suas consequências e pode estar assumindo a responsabilidade por decisões de outros.

James ainda fez um apelo direto à prefeita: “Procure um bom advogado. Seu nome, até aqui, é limpo. Não deixe que usem sua assinatura para cobrir os erros de quem não respeitou nem o próprio nome.”
A entrevista teve grande repercussão local, especialmente nas redes sociais, onde muitos internautas comentaram que Luísa vem sendo mantida em segundo plano nas decisões de governo.
Até o momento, a Prefeitura de Palmeira dos Índios não se manifestou oficialmente sobre as declarações do ex-prefeito. Também não houve resposta pública do ex-prefeito Júlio Cezar.