Projeto Ecoponto Aqui beneficia moradores do Vergel do Lago

Os Ecopontos têm papel significativo para manter uma cidade limpa. Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Maceió para receber materiais recicláveis, restos de poda de árvores, volumosos e resíduos da construção civil de até um metro cúbico. O serviço oferecido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) é gratuito.
Para ampliar a adesão dos maceioenses na utilização dos equipamentos, foi criado o projeto Ecoponto Aqui. Mais uma edição ocorreu na manhã dessa segunda-feira (24), no bairro do Vergel do Lago, próximo do local onde o equipamento está instalado. Lá, os educadores da Autarquia percorreram a localidade, porta a porta, orientando os moradores sobre a capacidade de receber materiais que são jogados de forma irregular em alguns pontos da cidade.
José Edvaldo mora no Dique Estrada há mais de 20 anos e utiliza o Ecoponto. "Conheci na época que foi instalado e apoio a utilidade dele. Eu uso sempre que preciso descartar algo. Tudo que é feito para cuidar do meio ambiente é bom e é benéfico para a população do bairro", disse.
A coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, apontou que o projeto vai aumentar a adesão dos maceioenses, que devem utilizar o equipamento da região para o descarte correto de materiais.
"Em termos de adesão, as pessoas passaram a conhecer o local e a sua serventia. Com isso, evitaremos o descarte irregular nas calçadas, áreas públicas e córregos do bairro, beneficiando os moradores em tempos de chuva e no dia a dia, sem a possibilidade de fiscalização de ratos e outras declarações", afirmou.
As atividades do Ecoponto Aqui contaram com a participação dos profissionais da Ecoleta, responsáveis por fazer o recolhimento de unidades na região com um triciclo elétrico e dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas que fazem a coleta domiciliar em Maceió.