CRISE CLIMÁTICA

Chuva em Maceió: o trabalho da equipe de drenagem e os desafios da cidade

Publicado em 05/02/2025 às 14:11

A Prefeitura de Maceió trabalha diariamente para minimizar os danos causados pelos períodos chuvosos. Uma das principais equipes em ação é a de manutenção de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que age para garantir o escoamento eficiente da água e evitar alagamentos.

Rodrigo Cunha, vice-prefeito e secretário da Seminfra, destaca que, atualmente, existem quatro caminhões especializados no processo de desobstrução de bueiros e galerias.

“Usamos a técnica de hidrojateamento, que é uma solução inovadora e de alta tecnologia. Em seguida utilizamos o serviço de sucção que serve para retirar os resíduos sólidos e o material proveniente da limpeza feita pelos hidrojatos. Com a aplicação de água em alta pressão, é possível limpar e desobstruir superfícies e tubulações, facilitando o escoamento da água da chuva. E essa tecnologia tem se mostrado muito eficaz na remoção de resíduos e na manutenção das redes de drenagem”, afirma Rodrigo.

O vice-prefeito e secretário explica, ainda, que o escoamento da água não depende apenas do trabalho das equipes. A maré quando está alta pode criar uma barreira natural nas saídas das tubulações, o que dificulta o fluxo de água, tornando o processo mais demorado.

“Quando a maré está alta há uma retenção da água, e o escoamento fica comprometido, principalmente em áreas próximas ao litoral. Já quando a maré está baixa, o escoamento é mais rápido e eficiente”, diz.

Em médio e longo prazo, Maceió está investindo em um novo projeto de drenagem, que já está em fase inicial de licitação. O objetivo é melhorar a infraestrutura urbana e garantir que as chuvas não provoquem grandes transtornos para os cidadãos.

Cunha destaca, também, que as obras das areninha, feitas pela Prefeitura, são exemplos de obras que garantem a drenagem planejada de maneira eficiente nas regiões, o que impede o acúmulo de água no local. “A drenagem facilitada nas obras das areninhas garantem que não haverá encharcamento do campo, mesmo com as chuvas intensas”, conta o secretário; destacando que todas as obras de infraestrutura da Prefeitura contam com drenagem em seus projetos.

A Prefeitura de Maceió segue trabalhando para melhorar a drenagem da cidade, mas reforça que a colaboração da população com o descarte correto dos resíduos é essencial para evitar novos problemas e minimizar os impactos das chuvas em Maceió.

De forma preventiva, para evitar deslizamentos e desmoronamentos, a Prefeitura de Maceió, através da Seminfra, já executou obras de contenção em 25 pontos de encostas, com mais seis pontos de contenções definitivas. Mais dez locais de encostas estão em fase de obra com tecnologias definitivas, com previsão de entrega para este ano. Todos os locais, que têm alto grau de desmoronamento, são apontados pela Defesa Civil.

No total, são cerca de R$ 150 milhões investidos no plano de proteção e contenção de encostas; onde estão sendo implantadas diversas tecnologias como o solo grampeado, cortina atirantada, hidrossemeadura, gabiões e aparelhos de drenagem, distribuídos em diversos pontos do município; como Benedito Bentes, Vale do Reginaldo, Tabuleiro do Martins, Petrópolis, Grota do Andraujo, Jacintinho, Barro Duro, Feitosa, Ouro Preto, Fernão velho e outros.

Ao todo, a Prefeitura já realizou intervenção em 41 encostas.