Unidades de ensino municipais são reconhecidas pelos projetos em educação ambiental
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) homenageou 54 unidades de ensino municipais que se destacaram no desenvolvimento de projetos em educação ambiental, ao longo de 2024, bem como as escolas de Ensino Fundamental e da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos que apresentaram trabalhos na 3ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade.
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na Escola Municipal Nosso Lar, com a entrega de certificados aos professores e demais profissionais que se destacaram em suas unidades de ensino. Os estudantes com os melhores trabalhos na etapa escolar da terceira edição da feira também foram homenageados com medalhas de honra ao mérito.
Durante a cerimônia, houve a apresentação de uma canção em Libras pelo coral da Escola Municipal Professor Antídio Vieira.
A aluna Maria Clara, 9 anos, da Escola Municipal Rui Palmeira, compartilhou a experiência ao se apresentar na cerimônia. A música que apresentei hoje foi do projeto Douradinho. Eu ensaiei bastante”, disse.
“Estamos aqui para celebrar este momento, marcando o encerramento do ano letivo e o reconhecimento das escolas pelos trabalhos que realizaram em 2024”, disse a coordenadora técnica de Educação Ambiental da Semed, Christianne Rodrigues.
A diretora escolar da Nosso Lar enfatizou que o meio ambiente é o principal tema do projeto político-pedagógico da unidade de ensino. “Somos uma escola profundamente comprometida com a sustentabilidade. Estamos sempre mobilizando e orientando nossa comunidade sobre como preservar o meio em que vivemos e torná-lo mais agradável”, afirmou Gilda Verbenea.
Gilda também destacou os projetos desenvolvidos pela instituição ao longo do ano. “Realizamos oficinas com os alunos e os moradores da comunidade, incluindo atividades com materiais recicláveis e artesanato. Todas essas iniciativas estão diretamente ligadas à preservação do meio ambiente”, explicou.
Representando a direção geral, Jaeliton Francisco, diretor da Escola Municipal Floriano Peixoto, salientou a relevância de introduzir o trabalho voltado ao meio ambiente nas escolas municipais, enfatizando sua importância para a conscientização das crianças.
“Estamos transformando essas crianças em facilitadores e divulgadores dessa ideia de preservação ambiental. Nosso objetivo é promover um mundo mais sustentável, um mundo digno para vivermos”, ressaltou ao reforçar o papel essencial da educação ambiental na construção de um futuro regado de responsabilidade e sustentabilidade.
A iniciativa foi organizada pela Subsecretaria de Gestão Pedagógica, Diretoria Especializada de Gestão Pedagógica, Coordenação Geral de Programas e Projetos Pedagógicos e da Coordenação Técnica de Educação Ambiental da Semed.