Comissão aprova projeto que inclui no calendário nacional vacina gratuita contra o herpes-zóster
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 11, projeto que inclui no Calendário Nacional de Imunização a vacinação gratuita contra herpes-zóster (cobreiro). O público-alvo será formado por pessoas com mais de 50 anos, observada regulamentação posterior.
A doença, causada pelo vírus da catapora ou varicela, surge na idade adulta (até 1 em cada 3 pessoas), é caracterizada por dores e bolhas na pele e pode até levar à morte. Por isso, a proposta exige ainda a realização de campanhas educativas.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Jorge Solla (PT-BA), ao Projeto de Lei 2450/22, do ex-deputado Ney Leprevost (PR), e seis apensados. O relator fez ajustes na redação, entre eles a definição do público-alvo.
“Com a vacinação contra herpes-zóster, espera-se diminuir a ocorrência da enfermidade e de suas consequências”, disse Jorge Solla. No parecer, o relator também determinou que o governo federal assegure os recursos necessários.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.