Política

Maceió volta a ser palco de grande evento de triathlon na Pajuçara

Publicado em 08/12/2024 às 16:59

Com o apoio da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), a capital alagoana reafirmou sua posição no cenário esportivo nacional ao sediar nesse domingo (8), a etapa final doItaú BBA TRIDAY Series. 

O evento é um dos mais renomados para quem busca superar desafios em provas de curtas distância no triathlon, uma modalidade que une corrida, ciclismo e natação. Além de atrair competidores, também encanta entusiastas interessados em diversificar seus treinos e promover mais qualidade de vida através do esporte de aventura. 

A competição foi realizada na deslumbrante praia de Pajuçara, um dos cenários mais bonitos do litoral brasileiro. Toda a estrutura do evento, incluindo largada, chegada, áreas de massagem e outros espaços de apoio, foi instalada na Praça Multieventos. 

Mais de 450 atletas, representando 130 cidades de oito estados brasileiros, testaram seus limites nas três principais distâncias da série: standard, sprint e super sprint. Na categoria standard, os participantes nadaram 1,5 km, pedalaram 40 km e correram 10 km. Já na sprint, os desafios foram 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Por fim, na super sprint, os atletas percorreram 375 metros no mar, 10 km de bike e 2,5 km no asfalto, testando sua resistência e força em cada etapa. 

“2024 foi um ano de grandes conquistas para o esporte em Maceió. A gestão municipal apoiou diversos eventos de destaque nacional, como o Triday, que é uma das principais portas de entrada do triathlon. Ver atletas de renome em nossa cidade, a orla de Pajuçara movimentada e Maceió se consolidando como referência é motivo de grande orgulho. Isso confirma o sucesso do trabalho que estamos realizando para o desenvolvimento do esporte. Este evento é mais uma prova de que o esporte em Maceió está avançando”, destacou o secretário da Semesp, Francisco Carlos (Chicão).

Ainda amador no triathlon, o maceioense Telmo Damares participou pela primeira vez da competição neste domingo (8). Sua motivação é muito especial: "Meu irmão foi diagnosticado com câncer na mielina e eu sou o doador da medula dele. Todos os exercícios e provas que participei foram em homenagem a ele", explicou.

Erisson Miranda, também natural de Maceió, se destacou na categoria Standard. “Foram 2h e 23 minutos de prova. Fiquei em primeiro lugar. Já participei outras vezes do Triday, mas me destaquei desta vez. A organização e todos os apoiadores estão de parabéns. O triathlon em Maceió está evoluindo e só tende a crescer”, afirmou. 

"Costumo dizer que o Triday é uma base fundamental para quem quer começar no multisport e se preparar para competir em distâncias mais longas. O apoio da prefeitura foi essencial para realizarmos esse grande evento aqui em Pajuçara, nessa linda Maceió. Recebemos atletas de várias cidades, tanto profissionais quanto amadores, e fizemos uma festa incrível em prol do esporte. Em nome da prefeitura, quero agradecer ao secretário Chicão por abraçar novamente. Se Deus quiser, no próximo ano estaremos de volta com mais uma etapa do Triday", afirmou Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, idealizadora do Triday.