Pré-Ifal Educar é Massa lotou salas de cinema em shopping do Benedito Bentes
O segundo e último dia do preparatório Pré-Ifal Educar é Massa, ocorrido no último sábado (7), ofereceu mais uma bateria de aulões gratuitos para alunos e ex-alunos dos 9º anos da rede pública de ensino, focados na preparação para o exame de seleção do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento foi promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do professor Beto Brito.
As aulas de revisão aconteceram em salas de cinema do Pátio Shopping Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária, e também foram transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Prefeitura. As provas serão aplicadas no dia 22 de dezembro.
A superintendente de Governança Municipal e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, recebeu os alunos e desejou boas provas para todos eles, reforçando o compromisso da secretaria em auxiliá-los neste processo, por meio dos aulões e das atividades feitas nas escolas da rede municipal.
"Agradecemos a participação de todos os alunos que escolheram estar aqui hoje, com as salas de cinema lotadas e professores altamente capacitados. Acreditem em vocês e não desistam de seus sonhos", ressaltou Marcelle.
Tranquilidade antes da prova
O professor de Matemática da Escola Municipal Pompeu Sarmento, José Marcos, destacou a importância das atividades de preparação realizadas pela escola, como aulões aos sábados e listas de exercícios durante as aulas. Além disso, ele enfatizou o acompanhamento das psicólogas, que têm papel fundamental, pois a prova exige muita calma e controle emocional.
"Parabenizamos a SEMED e toda a equipe organizadora do evento! Minha dica para os alunos é controlar o tempo, manter a calma e trabalhar o psicológico para fazer uma boa prova", afirmou.
O professor convidado para o Pré-Ifal, Ayrton Farias, que leciona as disciplinas de português e redação, também parabenizou a Prefeitura de Maceió pela iniciativa e expressou a esperança de que os alunos consigam revisar os conteúdos e alcançar seus objetivos. "Eu trouxe questões que já caíram em provas anteriores, para ajudar os alunos nesse processo", disse ele. "Minha dica para a disciplina de Português é revisar questões sobre classes gramaticais, que são recorrentes nas provas. E, mais importante, que os estudantes tenham calma e tentem relaxar no dia anterior à prova”, destacou.
Preparação
Maria das Dores, mãe de João Paulo, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Noel Nutels, compartilhou sua alegria por ver o filho participando do curso. Ela destacou a importância de acompanhar o filho durante todo o processo escolar e oferecer apoio, acreditando que é essencial para o desenvolvimento dos jovens.
"Estou muito feliz em ver meu filho nesse curso. Ele é muito estudioso, e eu tenho muito orgulho dele e da turma dele. Sempre digo a ele: estude, pois é com o estudo que conseguimos conquistar muitas coisas", afirmou.
As estudantes Mariana Santos e Thalita Pereira, ambas com 15 anos e alunas da Escola Municipal Padre Pinho, compartilharam suas experiências com o cursinho preparatório da escola. "Este ano, estamos aproveitando muito o cursinho preparatório oferecido pelos professores voluntários, que dedicam seus sábados para nos ensinar", disse Mariana.
Elas também citaram sobre as disciplinas que têm estudado, como Português, Geografia e Matemática, e ressaltaram o quanto estão se preparando para o processo seletivo. ": "Estamos estudando bastante, e as aulas de hoje foram muito interessantes. Reforçamos conteúdos importantes como o MDC e o MMC em Matemática, além de revisar conceitos de Português", completou Thalita.
Programação
Participaram do último sábado os professores José Marcos e Josivaldo Melo de Matemática, JP e Ayrton Farias de Português, Deividy Carlos de Estudos Sociais e a presença ilustre da professora de Português e Youtuber com mais de dois milhões e meio de inscritos, Pamella Brandão, mais conhecida como Pamba.
A programação do sábado contou com professores renomados, intérpretes de libras e até DJ, oferecendo momentos de aprendizado, inclusão e interação.