Campanha Dezembro Vermelho intensifica ações da luta contra o vírus HIV e a Aids
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, ao longo desta semana, uma série de atividades descentralizadas em diversos pontos da capital, integrando a Campanha Dezembro Vermelho. As ações, realizadas de segunda (2) a sexta-feira (6), incluíram testagem rápida, palestras educativas e orientações coletivas e individuais, com o objetivo de conscientizar e fortalecer a luta contra o HIV/Aids.
Na segunda-feira (2), a campanha teve início com um Webinário sobre Prevenção Combinada e Vigilância, que abordou estratégias para o controle do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). No dia seguinte, terça-feira (3), foram realizadas testagens na Defensoria Pública, no bairro da Gruta, além de uma palestra voltada ao público atendido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena.
Na quarta-feira (4), as ações continuaram com a realização de palestra na Defensoria Pública, no Poço, e ações educativas na Escola Municipal Orlando Araújo, onde também aconteceu testagem rápida. Já na quinta-feira (5), foi promovido um encontro com pessoas vivendo com HIV/Aids no Sesc Guaxuma, momento de troca e acolhimento. A semana será encerrada nesta sexta-feira (6) com testagem rápida no Hospital da Cidade.
“A Campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo mobilizar a sociedade para a prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos tratamentos. Com iniciativas como as realizadas esta semana, a SMS busca ampliar a conscientização e enfrentar o estigma relacionado ao tema”, destacou Tereza Carvalho, assistente social da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs.
A SMS reforça que os testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e as equipes estão prontas para realizar os testes, oferecer orientações e acolhimento.
Resultados e expectativas
As ações de testagem alcançaram resultados significativos. Na Defensoria Pública da Gruta e na Escola Municipal Orlando Araújo e no Hospital da Cidade, foram realizados 225 testes.
As palestras, realizadas paralelamente às testagens, ofereceram momentos de conscientização e orientação sobre prevenção, diagnóstico precoce e convivência com o HIV/Aids, promovendo a inclusão e o fortalecimento do cuidado em saúde.