Bazar Natalino movimenta Unidade de Saúde no Eustáquio Gomes
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, realizou nessa quinta-feira (5), mais uma edição do Bazar Natalino. O projeto está em sua 5ª edição e buscou incentivar a economia criativa e promover saúde mental e independência dos participantes.
Desta vez, a edição aconteceu em parceria com equipes do programa Saúde da Gente, de modo a ampliar os serviços em saúde e confraternizar junto ao público. Com o bazar Natalino é possível proporcionar uma participação ativa da comunidade por meio do empreendedorismo artesanal e pelas trocas de experiências entre os usuários assistidos pela UBS.
“O Bazar é um fruto do grupo de mulheres da UBS Tereza Barbosa e é muito importante para o fortalecimento do território, e a aproximação da UBS com a comunidade. Esse ano, a parceria com o Saúde da Gente nos levou para fora dos muros da unidade, mostrando que saúde vai além da relação médico e paciente", ressaltou Renata Araújo, profissional da Unidade e expositora.
Ângela Maria, participante do grupo de mulheres, também destacou sua relevância no evento que acontece todos os anos.
“É um momento importante pra mim. Eu preparo meu sabão e outros itens com antecedência e hoje estar aqui é muito especial. Desta vez com o apoio do Saúde da Gente e sua estrutura, pudemos ampliar essa atividade que contribui com à comunidade," enfatizou.
Entre os objetivos do projeto está a promoção de saúde mental em espaços coletivos e comunitários na construção de relações interpessoais mais saudáveis, além de promover a economia criativa e a força empreendedora da mulher.
“Tudo começou em 2019 com a iniciativa de empoderamento feminino e independência de usuárias e funcionárias da Unidade, que possuem habilidade artesanais e precisavam expor seus talentos empreendedores. Percebemos que essa ideia além de proporcionar uma expansão de públicos, poderia ser um espaço de promoção de saúde e economia criativa, principalmente nas festividades natalinas, um momento de solidariedade e parceria”, contou o diretor da UBS Eudes Inácio.