Atividades esportivas marcam desafio das Academias do Povo no sábado (7)
Uma programação especial acontece no próximo sábado (7), a partir das 7h, na orla de Pajuçara, com mais uma edição do Desafio das Academias do Povo. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), visa incentivar a prática esportiva, promover a saúde e fortalecer a integração entre os usuários das unidades.
O evento acontece no Espaço Praia Acessível, em frente ao Restaurante Novo Dragão. A concentração terá início às 7h, com a distribuição das camisas. Logo depois, um aulão de dança e alongamento vai aquecer os participantes, preparando os alunos para os desafios que se iniciam às 9h. As provas irão testar força, equilíbrio, agilidade e dinâmica. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas, incluindo a equipe organizadora.
Segundo o secretário Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, a iniciativa vai além da prática esportiva. "Com esse evento, promovemos a interação entre as unidades, incentivamos o uso das Academias do Povo e reforçamos o impacto social do projeto, que arrecada leites doados pelos usuários para ajudar instituições locais", pontuou.
Provas e estrutura
Coordenadas pela equipe técnica da Semesp, com o apoio de profissionais e estagiários de Educação Física, as atividades incluem tire flip (virar pneus de caminhão em um percurso de 20 metros); corrida de 3 km; circuito de areia e exercícios como flexões, abdominais e polichinelos; competição com saco de boxe (carregar 45 kg); gincana de exercícios e cabo de guerra, entre outras dinâmicas.
Participarão das provas usuários das novas unidades localizadas nos bairros Jatiúca, Poço (Reginaldo), Trapiche, Fernão Velho, José Tenório (Serraria), Ouro Preto, Vergel do Lago, Pontal da Barra e Jacintinho. Alunos matriculados que não confirmarem a participação e desejam realizar as provas, devem procurar o professor de sua unidade para mais informações, outros esclarecimentos e tirar dúvidas.
Academias do Povo
As academias públicas ao ar livre de Maceió funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 16h às 20h. Para se matricular, é necessária a doação de, no mínimo, dois pacotes de leite em pó, no dia da matrícula e mensalmente. Todo o leite arrecadado é destinado a instituições e projetos sociais localizados no bairro de cada unidade.
Até agora, Maceió conta com nove academias ativas, distribuídas por diversas regiões da cidade. A unidade no bairro Feitosa está com o serviço suspenso devido à reforma da praça onde está instalada e deve voltar a funcionar quando a obra for concluída.