SAÚDE

Urologista do Hospital da Cidade ressalta importância da prevenção do câncer de próstata

Publicado em 21/11/2024 às 14:05

No início desta semana, colaboradores do Hospital da Cidade (HC) participaram de um encontro para conversar sobre o movimento Novembro Azul, que chama atenção para a importância do autocuidado e da prevenção na saúde masculina.

O médico urologista do HC e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rogério Bernardo, falou sobre como é importante desmistificar esses tabus, promovendo um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde.

Durante sua fala, o urologista ressaltou que no Brasil 2/3 dos homens com mais de 40 anos não realiza o toque retal e cerca da metade nunca realizou o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. 

“É importante esclarecer que a prevenção do câncer de próstata e o seu diagnóstico precoce é algo fundamental para um tratamento mais eficiente e com probabilidades de cura. Por isso, reforçamos aqui no HC com palestras para os colaboradores e também ressaltando com uma boa participação feminina que também colabora esclarecendo seus colegas de trabalho e seus familiares”, explica o urologista.  

O câncer de próstata é um assunto tabu entre homens. Uma pesquisa nacional da Sociedade Brasileira de Urologia com 1,5 mil homens mostra que 60% deles têm receio de contrair um câncer, incluindo o de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata deve acometer de 10% a 16% da população masculina nos próximos anos. 

Como parte das ações do Novembro Azul, os colaboradores do primeiro hospital municipal de Maceió irão agendar seus exames preventivos disponibilizados pela unidade hospitalar. As ações da campanha são contínuas e realizadas de forma integrada, contando com o apoio de profissionais de saúde do HC. 

Sobre o Novembro Azul 

Novembro Azul é uma campanha global que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Iniciada na Austrália em 2003, essa iniciativa rapidamente ganhou força em todo o mundo. No Brasil, Novembro Azul desempenha um papel vital ao divulgar informações essenciais sobre a saúde masculina.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, em 2020, foram estimados cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Este número alarmante ressalta a urgência de iniciativas que promovam a conscientização e a prevenção. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, uma vez que o câncer de próstata, quando detectado em estágios iniciais, apresenta altas taxas de sucesso no tratamento.