Maceió participa, em Belém (PA), do 9° Congresso Brasileiro de Saúde Mental
O Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultura e Economia Solidária da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial de Maceió marcou presença, neste final de semana (15 a 17 de novembro), no 9 º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizando em Belém (PA) pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
Durante o evento, a equipe do núcleo compartilhou experiências, projetos e práticas inovadoras desenvolvidas na capital que buscam promover a inclusão, o cuidado integral e a valorização da saúde mental.
“Levamos ao evento peças produzidas em oficinas de geração de renda por usuários dos CAPS e da Rede de Atenção Psicossocial, que são produzidas na sede do Núcleo de Reabilitação. Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos o que está sendo feito na Saúde Mental do Município e também aprender novas técnicas voltadas à inclusão e geração de renda para os usuários da Rede de Atenção Psicossocial”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Aldelyane Nobre.
“Este momento é uma oportunidade de trocar saberes, fortalecer a luta pela saúde mental no Brasil e reafirmar nosso compromisso com uma atenção psicossocial humanizada, que respeita a diversidade e aposta no poder transformador da cultura e da economia solidária. Seguimos inspirados e motivados para continuar construindo uma rede cada vez mais acolhedora e potente”, destacou a coordenadora de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias.
Sobre o Núcleo de Reabilitação
O Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultura e Economia Solidária desempenha um papel essencial na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promovendo a reinserção social e fortalecendo a autonomia dos usuários. Por meio de iniciativas como oficinas de geração de renda, cultura e economia solidária, ele cria oportunidades de reconstrução de vínculos sociais, valorização da identidade e acesso ao trabalho, elementos fundamentais para o cuidado integral e humanizado.