Vacinação contra Febre Amarela é suspensa devido a desabastecimento
A aplicação da vacina contra a febre amarela está suspensa de forma temporária, devido ao desabastecimento do imunizante.
O município de Maceió aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, responsável pelo abastecimento de vacinas em todo o País, para retomar a vacinação.
O Ministério da Saúde justifica que a falta de doses ocorreu pela baixa produção do imunobiológico e redução da entrega pelo laboratório produtor.
A coordenadora-técnica de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim, informa que não existe outra vacina que possa substituir a que está em falta. “No momento, os pais precisarão aguardar o recebimento de novas doses. Assim que houver a normalização a Secretaria Municipal de Saúde informará a população”, afirma.
A primeira dose da vacina contra a febre amarela está indicada para crianças a partir de 9 meses, além de um reforço aos 4 anos. Pessoas não vacinadas de 5 a 59 anos também estão incluídas para receber uma dose única do imunobiológico.
A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pacientes submetidos a transplante de órgãos sólidos e com imunodeficiências primárias.