Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) promove atualização de profissionais
Profissionais que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) participaram nesta quinta-feira (31), na sede da SMS (Centro), de uma capacitação sobre o processo de continuidade dos cuidados de pacientes das Unidades de Saúde (SAD) em casa.
O treinamento, que contou com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas do serviço, buscou orientar sobre a otimização do processo de desospitalização de pacientes e sobre o início da desupalização, que é quando o paciente sai do internamento em UPAs para continuar seus cuidados em domicílio e que não ocorria até então.
Segundo Arthur Brêda, coordenador do SAD, destaca a importância desse momento junto aos profissionais. “Com o fortalecimento do processo de desospitalização e agora o desupalização, podemos otimizar as vagas nessas unidades, liberando esses leitos para quem realmente precisa e mantendo o cuidado em domicílio para o paciente que tem perfil para tal”, explicou.
Durante o treinamento foi apresentado o fluxograma geral de desospitalização para que os profissionais possam se atualizar sobre o passo a passo do processo, os critérios de elegibilidade para que o paciente possa utilizar o serviço e também formas de prevenção para evitar a reinternação dos usuários, como a solicitação de exames periódicos, contato mais próximo com familiares, humanização de cuidados, orientações corretas, entre outros.
Ederise Novais, coordenadora da rede de Urgência e Emergência da SMS, destaca que o SAD se tornou essencial para a população. “O serviço domiciliar se tornou a solução para muitas questões, como por exemplo, proporcionar a rotatividade de leitos, nos permitindo disponibilizar mais vagas para a população. Então capacitar esses profissionais é de suma importância para a excelência do serviço”.