SETOR PÚBLICO

Secretaria de Saúde destaca importância de servidores públicos para uma construção municipal de êxito

Publicado em 28/10/2024 às 11:30

“Um servidor bem instruído pode garantir a implementação de políticas públicas e garantir a legalidade e transparência no serviço público. Trabalhar no setor público é servir e cuidar da necessidade da população”. Isso é o que afirma, satisfeita e realizada, a gerente do IV Distrito Sanitário de Maceió, Ana Lúcia Gomes, servidora pública há 20 anos.

Fundamentais para a construção de um município melhor, com a missão de servir à sociedade com ética, responsabilidade e comprometimento.O servidor público é o profissional que se dedica diariamente na prestação de serviços à população, por meio de seus conhecimentos técnicos e profissionais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora o Dia do Servidor Público, nesta segunda (28) para reforçar a importância do profissional que faz a máquina pública girar.

Ana Lúcia Gomes é concursada na SMS há 12 anos. Atualmente, está como gerente do IV Distrito Sanitário de Maceió e revela que, hoje, é servidora pública porque seguiu os conselhos do seu pai. 

“Sou servidora pública porque decidi seguir os conselhos do meu pai, que sempre incentivou para que eu buscasse, além da estabilidade financeira, a oportunidade de influenciar nossa família”, destacou.

Ana Lúcia Gomes, gerente do IV Distrito Sanitário. Foto: Cortesia
Ana Lúcia Gomes, gerente do IV Distrito Sanitário. Foto: Cortesia

Assim como toda área profissional, o setor público também enfrenta seus desafios. A gerente do IV Distrito destacou os desafios encontrados, mas também o que a motiva a enfrentá-los. 

“Meu trabalho é muito dinâmico, estou sempre na correria do dia a dia supervisionando onze unidades de saúde, às quais sou responsável pela parte operacional. Quando falamos em desafios podemos falar na burocratização, algo crônico no setor público”, afirmou Gomes. 

“Mas, acredito piamente que o ser humano deve ser movido a desafios, isso é o que estimula a gente, saber que seu trabalho está ajudando inúmeras pessoas, sem falar que adoro a sensação de realizar metas desafiadoras e ver o resultado positivo do meu trabalho”, acrescentou.

Para o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, os servidores públicos exercem um papel fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. “Eles sempre estão dispostos a solucionar demandas e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Sem os servidores públicos, não há gestão pública. São eles a base de todo o nosso trabalho, por isso sou imensamente grato por atuar ao lado de pessoas dedicadas, humanas e dispostas a fazer uma saúde pública ainda mais efetiva na vida dos maceioenses”, reforçou.

Servidor público é a base 

Thyone Assunção também é servidora pública há quase 30 anos e está como diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório, localizada na Serraria. Na SMS, ela é servidora há 13 anos (9 anos como assistente social e 4 como gestora de UBS, tanto na Atenção Básica quanto na Especializada). Para ela, atuar enquanto servidora pública na Prefeitura de Maceió possui uma grande relevância para o avanço de políticas públicas.

“A relevância  do servidor público na Prefeitura é a mais importante que se possa imaginar, pois somos a base e os pilares de todo um trabalho de ponta e de gestão, para que se avance em todas as políticas públicas. Ser servidora pública é uma grande paixão, sempre tive interesse em aprimorar meus conhecimentos e seguir carreira no Serviço Público”, enfatizou.

Thyone Assunção, diretora da UBS José Tenório. Foto: Cortesia
Thyone Assunção, diretora da UBS José Tenório. Foto: Cortesia

Desafios que motivam

Em relação aos desafios dentro do setor público, Thyone menciona alguns que acontecem no dia a dia de trabalho, mas, para ela, esses desafios são os motivos que lhe fazem continuar e exercer a função com empenho e responsabilidade todos os dias.

“São muitos desafios, desde a demanda de pessoas que buscam por todos os tipos de atendimento e temos que orientar, acessibilizar e/ou encaminhar para que tenham os melhores resultados, até a logística diária e burocrática de manutenção da rede de serviços, materiais, equipamentos, relações  de  trabalho  entre equipe, enfim, desafios que fazem toda a engrenagem funcionar  e que me motivam a fazer cada vez melhor e da melhor forma que possa ser feita ou conduzida qualquer situação adversa. Por isso, é necessário gostar do que faz e ter o compromisso de servir com presteza à população”, comentou.

“Minha trajetória é de muito compromisso e engajamento para melhor servir a população e fazer jus aos pilares do Serviço Público, primando pela qualidade, eficácia, eficiência e, de alguma forma, transformando realidades individuais dentro do coletivo do trabalho em equipe, com indivíduos ou famílias atendidas e acompanhadas. Por isso, me orgulho em fazer parte desse time de gestores, que fortalecem a cada dia o fazer profissional e coletivo para o bem comum do atendimento no SUS”, finalizou a diretora.