Sétima edição do Sextou no Centro une samba, cultura e cuidados com a saúde
Ao som de muito samba e pagode, que ecoou através de nove vozes femininas de Maceió, a sétima edição do Sextou no Centro animou o calçadão do comércio e conscientizou sobre os cuidados contra o câncer de mama.
Em tons de rosa com muita festa, a união entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu um dia de aprendizado e música. Ao longo do evento, diversas mulheres aproveitaram os serviços de saúde gratuitos e depois "sextaram" ao som das cantoras Carla Araújo, Lara Melo, Lela Britto, Naná Martins, Bia Feitosa, Mel Nascimento, Victória Gouveia, Negra Cinthia e Gabi Leite.
O evento leva um fim de expediente diferenciado para os trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo é reativar culturalmente o Centro da cidade com o apoio da Aliança Comercial de Maceió.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, a iniciativa é muito aguardada pelos comerciários maceioenses.
“O Sextou é um verdadeiro respiro para os trabalhadores locais, uma forma de revitalizar culturalmente o Centro de Maceió e trazer um momento justo de lazer para a rotina intensa dos trabalhadores. Com a realização da campanha do Outubro Rosa, trouxemos também a força da mulher no palco e mais um alerta para os cuidados necessários sobre a prevenção ao câncer de mama. Com certeza, mais um momento importante e marcante da gestão JHC”, afirmou Myriel.
Para Lara Melo, uma das cantoras da festa, ver o Centro de Maceió sendo reativado culturalmente é incrível.
“O Sextou é um evento maravilhoso! Uma experiência que uniu serviços essenciais de saúde e lazer. Foi bonito ver a presença de tantas mulheres no palco e no público se unindo por um bem maior e o engajamento de todos os envolvidos transformou o calçadão do comércio num ambiente leve e feliz. Pra mim foi um honra contribuir com minha arte, com minha música. Que venham os próximos”, disse a cantora.
Além das ações culturais e de saúde, o Sextou No Centro também proporcionou a movimentação da economia local através dos ambulantes. Uma das beneficiadas foi Ângela Maria, conhecida como Bonita, que festejou a realização do evento.
“Essa festa é boa demais! Nós que somos ambulantes torcemos para que tenha sempre, pois é assim que é possível encher a barriga de muitas famílias que conseguem ganhar aqui sua renda extra, só temos o que agradecer ao prefeito JHC e sua equipe”, revelou a comerciante.