Boulos tem 26%; Nunes e Marçal, 25% cada, diz Pesquisa Real Time Big Data em SP
Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira, 2, indica empate técnico triplo na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% das intenções de voto, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), 25% cada. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 11%, seguida pelo apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) e pela economista Marina Helena (Novo), ambos com 3%. Os candidatos Altino (PSTU), Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não pontuaram. São 4% os que pretendem votar branco ou nulo e 3% não souberam responder.
O instituto Real Time Big Data ouviu 1.500 paulistanos de 16 anos ou mais entre os dias 30 de setembro de 1º de outubro. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02771/2024.
Em relação ao levantamento anterior do instituto, de 30 de setembro, Nunes oscilou um ponto porcentual para baixo, indo de 26% a 25%. Boulos havia registrado 25% de menções e manteve o resultado numérico. Marçal, por sua vez, oscilou dois pontos para cima, indo de 23% a 25%. Tabata tinha 10% e foi a 11%, enquanto Datena tinha 5% e foi a 3% e Marina, de 2% para 3%.
Pesquisa espontânea
O Real Time Big Data também aponta para um empate técnico triplo na pesquisa espontânea, modalidade de entrevista em que as opções de voto disponíveis no pleito não são apresentadas. Nessa modalidade, Boulos tem 21%, Marçal, 20% e Nunes, 19%.
Tabata registra 8% de menções, enquanto Datena e Marina Helena, 1% cada. São 22% os que ainda não sabem em quem vão votar na pesquisa espontânea, e 8% afirmam votar branco ou nulo.
Simulações de segundo turno
O Real Time Big Data também simulou possíveis cenários de segundo turno. Nunes venceria Boulos por 48% a 35%. Neste caso, brancos e nulos são 9% e outros 8% não souberam ou não responderam. O cenário é estável, já que no levantamento anterior esse cenário de segundo turno contava com um placar de 49% a 34% para o atual prefeito.
O mandatário da capital paulista também venceria Pablo Marçal, por 44% a 34%, com 12% de nulos e brancos e 10% de indecisos. Mais uma vez, não houve alterações fora da margem de erro. Na pesquisa passada, Nunes apresentava vantagem ante o ex-coach em um eventual segundo turno de 45% a 33%.
Também houve estabilidade em um segundo turno entre Boulos e Marçal, cenário em que o candidato do PSOL tem 40% das intenções de voto e o ex-coach, 39%. Outros 9% estão indecisos e 12% responderam que votariam em branco ou nulo. No levantamento passado, a simulação apontava para 41% de intenções de voto em Boulos ante a 38% em Marçal.
Rejeição
Segundo o Real Time Big Data, o candidato mais rejeitado é Datena, que não seria a opção de voto de 59% dos entrevistados. O jornalista é seguido por Pablo Marçal, rejeitado por 52%, e por Guilherme Boulos, com 49% de menções negativas.
Em relação ao levantamento anterior, a rejeição a Datena subiu quatro pontos porcentuais, enquanto as de Boulos e de Marçal oscilaram um ponto para baixo cada.
Ricardo Nunes é rejeitado por 39% e Marina Helena, por 36%, enquanto Tabata Amaral não receberia o voto de 33% dos ouvidos.