Rafael Brito quer criar SUS veterinário em Maceió
Proposta visa atender cães e gatos da capital alagoana
Criar uma rede de clínicas veterinárias conveniadas à Prefeitura de Maceió para atender cães e gatos gratuitamente, custeados pelo município. Inspirado no modelo do SUS, Rafael Brito desenvolveu a proposta que visa solucionar a questão da saúde pública veterinária na capital alagoana. Nesse modelo de gestão, as clínicas veterinárias conveniadas ao município e espalhadas pelos bairros terão acesso da população com seus pets para procedimentos pré-determinados.
“A prefeitura vai abrir um processo de credenciamento para as clínicas veterinárias. Como acontece no SUS, com os procedimentos e a tabela de preços, as clínicas interessadas deverão se credenciar e, em seguida, a prefeitura pagará a essas clínicas o valor tabelado por cada procedimento”, explicou Rafael, criticando a forma como os pets foram tratados pela atual gestão.
Além da rede credenciada, ele também pretende criar a primeira Unidade de Saúde Veterinária Pública de Maceió. Nos últimos anos algumas capitais do país passaram a ter hospitais públicos veterinários. São Paulo e Salvador oferecem, por exemplo, desde os primeiros socorros à internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A partir desses exemplos que deram certo, Rafael pretende fazer o mesmo em Maceió.
A ideia é que sejam oferecidas consultas, cirurgias, exames laboratoriais, como hemogramas, bioquímicos e sorologias, além de exames de diagnóstico por imagem, como eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias para cães e gatos. O projeto deverá ser implementado com verba da Prefeitura de Maceió e atenderá animais de tutores independentes e de ONGs.