Datafolha: 75% dos eleitores reconhecem Boulos como candidato de Lula
A nova pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (26) aponta que o apadrinhamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), é notório pra 75% dos eleitores.
Na última pesquisa, 70% dos eleitores da capital paulista associavam o deputado federal ao petista. Em maio, o número era de 47%.
Entre os eleitores que votaram em Lula nas eleições de 2022, Boulos oscilou de 48% para 29%. O restante dos votos do presidente se divide entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 19%, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que tem 13%.
A rejeição a um candidato apoiado por Lula subiu, passando de 48% para 51%. No entanto, esse percentual ainda é menor do que o índice de rejeição aos candidatos associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que chega a 64% (eram 63%).
A pesquisa também mostra um aumento na parcela de eleitores que que associam Bolsonaro a Nunes, e não ao influenciador Pablo Marçal (PRTB).
Quando questionados sobre o apoio do ex-presidente, 49% dos entrevistados citaram Nunes, um crescimento em relação aos 44% do levantamento anterior. Por outro lado, a parcela que associa Bolsonaro a Marçal recuou de 19% para 14% no mesmo período.
A pesquisa entrevistou 1.610 eleitores da capital paulista entre os dias 24 e 26 de setembro. O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-06090/2024.