ECONOMIA

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode vir antes de 2027

Publicado em 12/09/2024 às 11:45

A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais pode vir em um “futuro próximo”, antes do fim do mandato do presidente Lula, que já recebeu da equipe econômica os cenários possíveis para isso. Só falta bater o martelo. A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, Haddad lembrou que o governo atual já corrigiu a tabela do Imposto de Renda duas vezes, se aproximando, então, dos 3 mil reais de isenção.

O ministro também comemorou a aprovação pela Câmara da reoneração da folha. A votação ocorreu minutos antes da meia-noite desta quarta-feira, quando se encerrava o prazo definido pelo Supremo Tribunal Federal. Ajustes ao texto foram feitos até o último minuto em busca de um consenso. Ele acrescentou: o ajuste fiscal deve ser feito com critério e não às custas de quem mais precisa.

Pelo texto aprovado, a reoneração será gradual a partir do ano que vem. Para os 17 setores da economia, na contribuição previdenciária, haverá um aumento de 5% a cada ano até chegar aos 20% em 2028, que é a reoneração integral. O décimo terceiro ficará totalmente desonerado durante essa transição. Para os municípios com até 156 mil habitantes, a alíquota previdenciária sai dos 8% este ano e aumenta gradualmente até chegar à alíquota cheia de 20% a partir de 2027.

Formas de compensação para essa perda de arrecadação incluem valores esquecidos em bancos e a repatriação de recursos. Depois de aprovado na Câmara, o texto segue para sanção presidencial.

Brasília (DF) 12/09/2024 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad Brasília 12/09/2024 - 11:47 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional Fernando Haddad entrevista Imposto de Renda quinta-feira, 12 Setembro, 2024 - 11:47 161:00