ELEIÇÕES

Palmeira dos Índios aparece entre as cidades com denúncias de irregularidades no Aplicativo Pardal

Por Redação Publicado em 10/09/2024 às 11:54
Joédson Alves/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral disponibiliza o Aplicativo Pardal, uma ferramenta importante para que cidadãos possam denunciar infrações e irregularidades nas campanhas eleitorais. Em Alagoas, o sistema já contabilizou mais de 200 denúncias de propaganda eleitoral irregular, e embora Maceió lidere o ranking com 45 ocorrências, cidades do interio se destacam com várias denúncias registradas. Palmeira dos Índios também aparece com 3 denúncias até o momento.

O Aplicativo Pardal permite que os eleitores notifiquem infrações eleitorais como propaganda irregular, compra de votos, uso indevido da máquina pública, crimes eleitorais, irregularidades nas doações e gastos de campanha, além de problemas relacionados ao funcionamento das urnas eletrônicas.

Confira o ranking completo das cidades com mais denúncias em Alagoas:

Maceió: 45 denúncias
Messias: 19
Minador do Negrão: 18
Campo Alegre: 16
São Miguel dos Campos: 12
Arapiraca: 9
Estrela de Alagoas, Feira Grande, Maragogi: 6 cada
Palmeira dos Índios: 3
As denúncias no Pardal exigem identificação do denunciante, incluindo nome e CPF, e devem ser acompanhadas de provas como fotos, vídeos ou áudios, preservando o direito ao sigilo das informações pessoais do cidadão.

A presença de Palmeira dos Índios na lista revela que a população está atenta e engajada em garantir a lisura do processo eleitoral, utilizando o aplicativo para manter a campanha dentro da legalidade. A expectativa é que mais eleitores participem e fiscalizem as atividades dos candidatos e suas campanhas.