JUSTIÇA ELEITORAL

Corregedor agradece empenho na análise dos registros de candidaturas em AL

Publicado em 09/09/2024 às 09:45

Em ofício-circular enviado aos juízes e juízas eleitorais e aos servidores que compõem a Justiça Eleitoral de Alagoas, o corregedor regional eleitoral, desembargador Alcides Gusmão da Silva, destacou o excelente resultado obtido com o julgamento dos registros de candidaturas e agradeceu o esforço, a dedicação e o empenho de todos que analisaram e julgaram os registros de candidaturas das eleições municipais deste ano.


De acordo com a legislação eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais têm até o dia 16 de setembro pra julgar os pedidos de registros de candidaturas em todas as instâncias. Diante do prazo, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) solicitou que os cartórios eleitorais (1º grau) antecipassem os julgamentos até dia 06 de setembro.


“Todos os envolvidos no processo eleitoral se empenharam em um esforço conjunto e coordenado e estamos muito contentes com o resultado. Quando pensamos em estabelecer esta data-limite, foi justamente para garantir tempo hábil para interposição de recursos, apresentação de contrarrazões e julgamento, em segunda instância, até o dia 16”, explicou o corregedor.


Ainda de acordo com o desembargador Alcides Gusmão, tais atitudes não apenas garantem o cumprimento dos prazos estabelecidos, mas, sobretudo, fortalecem a confiança da sociedade na Justiça Eleitoral e asseguram o bom desenrolar das etapas subsequentes do processo eleitoral.


O corregedor finaliza o ofício-circular destacando que “o êxito de nossas ações conjuntas contribuirá diretamente para a realização de um processo eleitoral transparente, célere e seguro, em consonância com os elevados interesses da democracia”.