ASSEMBLEIA

Projeto inclui a Expo Girau no Calendário Turístico do Estado

Por Comunicação/ALE Publicado em 04/09/2024 às 18:32

Os parlamentares presentes na sessão realizada na tarde desta quarta-feira, 4, apreciaram 10 itens presentes na ordem do dia, dentre eles o projeto de lei ordinária nº 798/2024, que inclui no Calendário Turístico a Expo Girau, do município de Girau do Ponciano. Segundo o autor da matéria, deputado Gilvan Barros Filho (MDB), o evento, que neste ano de 2024 entrará em sua terceira edição, se destaca no Agreste alagoano em razão da diversidade de atividades voltadas para a promoção da agricultura, da pecuária e da cultura local. A Expo Girau é realizado no Parque de Vaquejada José de Messias Barros, localizado na AL-115, km 29.

No evento há exposição de animais, feira de implementos agrícolas, feira de artesanato e shows. "A Expo Girau promove o desenvolvimento local, estimulando a economia, valorizando a produção agropecuária e proporcionando momentos de integração e diversão para a comunidade, sendo um evento imperdível para quem busca conhecer e apoiar o potencial agrícola e cultural de Girau do Ponciano e de toda a região", justifica o parlamentar.

O projeto foi aprovado em 1º turno e precisa de mais uma votação para ser encaminhado ao Poder Executivo, antes de se tornar lei.

Acompanhe as demaias matérias analisadas pelo plenário:

Matéria votada em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 112/2024, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede a comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao dr. Frederico Mendes Júnior.

Matérias votadas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 118/2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede a comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Fábio Costa Ferrario de Almeida.

- Projeto de resolução nº 115/2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede o título de Cidadão Benemérito Pontes de Miranda ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Fábio Costa Ferrario de Almeida.

- Projeto de lei ordinária nº 772/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com empresas de telefonia móvel para fins de alerta sobre pessoas desaparecidas, no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 978/2024, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal de que trata a lei complementar federal n° 178, de 13 de janeiro de 2021.

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 119/2024, de autoria do deputado Remi Calheiros (MDB), que dispõe sobre a criação da comenda Cantor Mario Soares, destinada a homenagear, em vida, os cantores, músicos e maestros da música gospel cristã católica e evangélica.

- Projeto de lei complementar nº 99/2024, de autoria da Procuradoria-Geral de Justiça, que altera a lei complementar nº 34, de 26 de julho de 2012.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 79/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda de Mérito Vera Arruda a empreendedora alagoana Ariely Cinara dos Santos Vasconcelos.

- Projeto de lei ordinária nº 904/2024, de autoria do deputado Francisco Tenório (Progressistas), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho.