ELEIÇÃO

Da rua da Alegria a epidemia do COVID; a trajetória da enfermeira que quer ser uma voz feminina na Câmara

Jacqueline irá lançar candidatura numa festa dia 26, com a presença do candidato a prefeito Luciano Barbosa

Publicado em 24/08/2024 às 21:28

Confirmada com um dos nomes femininos do MDB de Arapiraca, a enfermeira Jacqueline Barbosa irá lançar sua candidatura num evento festivo dia 26, no Espaço Renê, com a presença do prefeito Luciano Barbosa, além de amigos e correligionários da candidata. 

“Estou ansiosa, emocionada e motivada. Tenho ao meu lado diversos líderes que me inspiram, e sei que preciso de muito apoio para conquistar essa vaga. Mas eu gosto de desafios e estou confiante”, falou a ex- secretária de Saúde. 

Trajetória 

Em 2019, a humanidade vivia uma de suas maiores epidemias: o COVID 19. Em Arapiraca, o governo do Estado inaugurava o Centro de Referência de Atendimento Iza Castro, no prédio adaptado do Ginásio João Paulo II, no centro da cidade e para onde a população buscava atendimento, informações e cuidado diante de um cenário ainda assustador. A enfermeira Jackelline Barbosa, havia sido convidada pelo então vice-governador, Luciano Barbosa para coordenar o espaço.

Diariamente cerca de 450 pessoas buscavam o Centro Iza, “era um tempo de insegurança e temor. Mas eu não tive medo. Sabia que minha missão era aquela: salvar vidas. Eu fiz valer o meu juramento e meu único medo era voltar para casa e contaminar minha família. Mas eu nunca pensei em desistir e apesar de tantas perdas, o trabalho foi realizado”, falou emocionada.

Formada em 2010, no curso de enfermagem pelo Cesmac, em Palmeira dos Índios, Jackelline sempre soube, desde menina, que a sua trajetória estaria relacionada ao cuidado. “Eu sou a primeira filha e neta de uma família numerosa e muito unida. Aprendi desde cedo o valor de ser cuidada e a responsabilidade de cuidar das pessoas”, falou.

Filha de pais feirantes, Rosineide e José, Jack começou a trabalhar cedo no comércio da cidade. Ainda estudante, começou uma trajetória longa de atividades como vendedora e auxiliar administrativa. 

Aos 22 anos, casada e mãe de um filho, começou o curso de enfermagem, na cidade de Palmeira dos Índios, onde se formou. Quatro anos depois, já separada, com dois filhos, lembra com emoção das dificuldades enfrentadas para obter a graduação. “Mas eu consegui, e fiz um propósito diante de todos os desafios: honrar minha formatura e sempre cuidar do outro como gostaria de ser cuidada”, comenta. 

Trabalhando de dia e estudando à noite, ela chegou ao seu objetivo e, em 2010, já estava atuando na área da Saúde. Com o currículo na mão, ela foi pedir uma oportunidade ao então prefeito Luciano Barbosa, político que havia sido apresentado a ela pela antiga proprietária da loja em que trabalhou por sete anos. “Minha ex-patroa foi muito boa para mim e ainda me fez um favor”, disse. E foi assim que a trajetória do comércio para a saúde foi alterada. 

“Minha missão é salvar vidas”

Com a chance de ingressar na Saúde, Jackelline começou a investir em cursos e novas opções de aprendizado. Fez pós graduação em Urgência e Emergência, Pediatria e Neonatologia e por uma década atuou como enfermeira do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU.

No Hospital Regional, onde foi estagiária ainda no início de sua carreira, Jackelline passou a ocupar a função de enfermeira neonatologista atuando na UTI Neonatal. “Tenho uma afinidade e um amor pelas crianças muito grande. Cuidar delas é uma especialidade que requer muito amor e dedicação. São inocentes e sofrem sem ter um meio de comunicação preciso. Aprendemos a entender no olhar, no semblante, na temperatura, no choro. Eu amo cuidar deles e faço com muito amor”, declarou. 

Em 2020, outra vez a convite de Luciano Barbosa, ingressou na prefeitura de Arapiraca como Coordenadora da Rede de Urgência e Emergência e, em seguida, assumiu o cargo de Superintendente da Atenção à Saúde. No cargo, teve novas oportunidades de desempenhar inúmeros papéis. Em 2023, com a saída da médica Luciana Fonseca do cargo, Jack, como é chamada entre os grupos, foi nomeada Secretária Municipal de Saúde.

Atuante, assumiu o cargo e empregou nele o ritmo do próprio gestor. Inaugurou postos de saúde, ampliou a cobertura na Atenção Básica da cidade, deixando-a em 100%; criou programas específicos e avançou nos índices de atendimento da população. “A Saúde é uma escola e o prefeito um professor de gestão pública. Aproveitei a oportunidade e aprendi mais sobre a minha própria profissão, a área da saúde e como atender as especificidades da vida pública”, falou Jack. 

Casada pela segunda vez, mãe de três filhos, aos 41 anos Jackelline tem como regra cuidar da própria saúde. A ex-baliza do colégio é apaixonada por atividades esportivas e ama dançar. Neta dedicada, cuida da avó materna Linaura, a única ainda viva, com delicadeza e força, exigências do trato com a terceira idade. “Eu queria que ela morasse comigo, mas ela ainda não aceitou. Mas eu sou apaixonada e grata por tudo o que minha avó fez por mim”, declarou. 

Filiada ao MDB, recebeu com surpresa o convite de ser candidata à Câmara Municipal. Aceitou, cedendo o lugar à Rafaela Albuquerque, com quem trabalhou. “Tenho muito orgulho de minhas colegas de cargo. Ambas são exemplo de dignidade, serviço ao próximo e lealdade na missão de salvar pessoas”, disse.

Afastada da prefeitura, Jackelline deu início a uma maratona de visitas, estudos,  preparo físico e emocional para o novo desafio. “Acho que Arapiraca precisa e merece ter mais mulheres como vereadoras. Estou pronta, preparada e querendo”, disse ela do alto de sua personalidade livre, irreverente e feliz. Coisa de quem foi criança numa rua familiar, chamada da Alegria.

“Minha vida foi marcada por essa característica: ser feliz; apesar das dificuldades e aproveitando cada oportunidade”, afirmou. Pelo jeito, esse foi o único vírus que pegou na enfermeira: a vontade de fazer bem tudo o que faz. Que a alegria chegue à Câmara, portanto!



--

Galeria de fotos