JUSTIÇA

Promotora Failde Mendonça é agraciada com o título de Cidadã Benemérita Pontes de Miranda

Por Comunicação/ALE Publicado em 16/08/2024 às 16:01
Promotora Failde Mendonça é agraciada com o título de Cidadã Benemérita Pontes de Miranda Reprodução

A promotora de Justiça Failde Soares Ferreira de Mendonça recebeu na tarde desta sexta-feira, 16, o título de Cidadã Benemérita Pontes de Miranda, por sua atuação exemplar, notoriedade na área jurídica e pelos relevantes serviços prestados no Estado de Alagoas. Com o presidente Marcelo Victor (MDB) à frente da mesa de honra, a sessão solene foi uma proposição da deputada Rose Davino (PP), aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa.

"Hoje concedemos esse título, mais do que merecido, por todos os serviços que a doutora Failde prestou durante todos esses anos", afirmou Rose Davino. "Failde Mendonça era promotora de Justiça de fundações e acompanhou o crescimento da FunBrasil durante 16 anos, e, quando se aposentou da promotoria, imediatamente fiz o convite para que continuasse como consultora de gestão", narrou a parlamentar, que se emocionou durante o relato. "Ela fez mais do que uma simples orientação. Ela nos incentivou, orientou passo a passo como fazer uma instituição. Depois de todos esses anos, temos uma instituição forte, ativa, prestando serviços de excelência a toda a população do Estado de Alagoas. Aproveito esta ocasião, em nome da Família FunBrasil, para externar toda a gratidão por seu trabalho e atenção", finalizou a deputada.

O presidente Marcelo Victor destacou que, ao falarem da homenageada, os presentes usaram discursos densos e carregados de muita admiração. "Os pronunciamentos foram um ponto alto da nossa sessão. Hoje saímos seres humanos melhores, porque vimos uma pessoa que tem várias qualidades, em especial a destacada pela deputada Rose em seu pronunciamento: a doutora Failde Mendonça é uma mulher solidária", afirmou o presidente do Legislativo alagoano. "A solidariedade é o que muda a realidade das pessoas e, por isso, precisamos do terceiro setor. Solidariedade é a palavra-chave do dia de hoje. Sejamos mais solidários. Com o tempo, com a inteligência, com o conhecimento, para fazer com que pessoas próximas consigam feitos, cresçam e tenham dignidade em suas vidas", declarou Marcelo Victor sobre a sessão, classificada por ele como gratificante.

Failde Mendonça ressaltou que, ao receber a notícia da homenagem, viveu um momento especial. "Fui promotora de fundações durante mais de 20 anos e a FunBrasil, da família Davino, foi aprovada exatamente pela minha promotoria", disse ela. "A minha vida profissional e minha conduta pessoal me trouxeram até aqui, e isso é o que me deixa muito mais feliz", reforçou Mendonça, afirmando que segue sendo uma promotora de justiça, continuando seu trabalhando em favor da sociedade.

Graduada em Direito pela Ufal em 1983, Failde Mendonça foi nomeada promotora de justiça do Estado de Alagoas em 1986. Possui especialização em Direito Processual pela Fejal/Cesmac/FESMPA e especialização em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos pela Universidade de Brasília. Foi presidenta da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social e integrante da Comissão Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social.

Completaram a mesa de honra a deputada Fátima Canuto (MDB); o vereador por Maceió Davi Davino (PP); o delegado Roberval Davino; o promotor Givaldo de Barros Lessa, representando os procuradores; e o reitor do Cesmac, João Sampaio. Também estiveram presentes o ex-deputado federal Givaldo Carimbão; o vice-diretor do Cesmac, professor Douglas Apratto; o doutor Adeilson Loureiro; a presidente da FunBrasil, Juliana Omena; o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Fernando Davino; e o promotor Almir José Crescêncio.