ELEIÇÔES

Luciano Barbosa terá maior tempo no Guia Eleitoral enquanto Tarcizo Freire terá menor espaço

Campanha eleitoral será iniciada nesta sexta-feira (16) enquanto Guia Eleitoral no próximo dia 30/08

Por Roberto Gonçalves Publicado em 14/08/2024 às 12:44

A Campanha eleitoral das eleições 2014 terá início nesta sexta-feira (16) enquanto o Guia Eleitoral no Rádio e na Televisão terá início no dia 30 de agosto e vai até o dia 3 de outubro em todo o Brasil.

Em Arapiraca, cinco Candidatos disputam a eleição para prefeito e, de acordo com a legislação eleitoral e a representatividade dos partidos no Congresso Nacional, Luciano Barbosa (MDB) terá o maior tempo no Guia Eleitoral porque reúne 11 partidos na Coligação com 125 parlamentares.

O MDB tem 44 deputados federais e a Federação PT/PC do B e PV com 81 deputados federais. Aí já são 125 representantes no Congresso, fora os outros partidos que fazem a Coligação (PP, PSB, PDT, União Brasil e Podemos, entre outros.

O segundo maior tempo vai ficar com Fabiana Pessoa (PL), que tem representação de 95 deputados no Congresso Nacional. Em seguida vem Lindomar Ferreira (PSDB/Cidadania) com 18 deputados federais.

O quarto maior tempo no Rádio em Arapiraca fica para o Advogado e Candidato Sílvio Cezar (PSOL), que tem 14 deputados federais no Congresso Nacional.

O menor tempo no Guia Eleitoral será de Tarcizo Freire (Solidariedade) com 6 deputados federais no Congresso Nacional.

Regras e sorteio

O horário eleitoral gratuito será de 70 minutos diários, sendo 60% para Prefeito e 40% para Vereador. 

As inserções serão de 30 e 60 segundos ao longo da programação das emissoras, de segunda a sábado. 

A ordem de apresentação no Guia Eleitoral será definida em breve pela Justiça Eleitoral.

Na imprensa escrita, são permitidos até 10 anúncios de Propaganda Eleitoral por veículo, com restrições quanto ao espaço e à visibilidade do valor do anúncio. 

A reprodução de matérias de opinião favoráveis aos Candidatos, desde que não sejam pagas, é permitida, mas abusos e excessos serão punidos de acordo a legislação eleitoral.