Pedro Oliveira
Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.
Pedro Oliveira
Liberdade de imprensa
Publicado em 22/07/2026 às 08:00
O senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho, defendeu enfaticamente a liberdade de imprensa durante encontro com jornalistas.
“Quero agradecer à imprensa alagoana, pela qual tenho grande respeito. Vivemos em um país com uma imprensa livre, diversa e participativa”, afirmou.
Renan também criticou tentativas de intimidação de jornalistas por meio de ações judiciais em série, classificando-as como uma afronta à liberdade de expressão e ao direito da sociedade de ser informada.
A imprensa livre, plural e independente é um dos pilares da democracia. Quando o direito de informar é ameaçado, enfraquecem-se a transparência, o controle social e a própria democracia.