Laurentino Veiga

Figuras Notáveis XIX

Publicado em 24/08/2024 às 05:00
Laurentino Veiga

Do Doutor Ivan Bezerra de Barros, jornalista-historiador-escritor, Promotor de Justiça emérito, inquilino da Casa de Demócrito Gracindo, Fundador e Presidente de Honra da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, bem como da Tribuna do Sertão (verão de 1997), ex-repórter da extinta Manchete, orador abalizado de seu tempo, pode-se dizer um homem público a serviço da cultura da Terra dos Xucurus.

O Semanário de Alagoas, dirigido pelo seu ilustre filho jornalista-advogado Vlademir Barros, apresenta-se como o veículo mais antigo de Alagoas. No rol dos colunistas, destacam-se: Pedro Oliveira José Firmino, Roberto Gonçalves, Aroldo Marques. Por outro lado, me incluo como colaborador, ao lado de Carlito Lima, Alberto Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras, Arnaldo Niskier, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Na Edição nº 1331, de 05 de agosto de 2004, vê-se de roupagem nova, expondo as convenções partidárias em Palmeira dos Índios, a vida e obra de Getúlio Vargas que, por sua vez, praticou o suicídio em 24 de agosto de 1954. O Assassinato de JK em 22 de agosto de 1976. A bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki (06 - 09 de 1945). O desastre das Princesa Diana ocorrido no trágico dia 31 de agosto de 1977 e, por fim, a morte do escritor Nelson Rodrigues em 13 de agosto de 1964.

A bem da verdade, Vlademir Barros, excelso comentarista, preocupa-se com o destino da Prefeitura de Palmeira dos Índios. E, por isso, faz críticas contundentes ao atual alcaide. Merece, pois, aplausos pela sua inteligência a serviço da terra-mãe de seu preclaro genitor. É, portanto, de grande relevância o noticiário da Tribuna do Sertão no hinterland alagoano.

A minha amizade com o intelectual Ivan Barros, ultrapassa décadas. Certa feita, fez um convite para escrever no seu Jornal. São mais de dezesseis anos envio meus modestos artigos ao Seminário. Prontamente, o Editor chefe publica semanalmente. Sinto-me, sobremaneira, honrado com tamanha distinção.

Parafraseando Vitor Hugo: “ O jornalismo é a grande locomotiva do progresso. O seu diâmetro é o mesmo da Humanidade”. Lamartine arremata:                 “ A imprensa é uma relação espontânea. Produto do pensamento, jamais a de morrer ”. Na qualidade de jornalista profissional, sinto-me honrado de integrar a imprensa caeté.

À Tribuna do Sertão, almejo-lhe longevidade ao lado de seu idealizador. Prossiga sua bem-sucedida trajetória por muitos anos. Seja a mensageira do torrão do saudoso Everaldo Damião. E, por extensão, siga a performance de Vlademir Barros no comando da Tribuna do Sertão.