EUROPA

Itália prende jovem de 16 anos acusado de compartilhar propaganda do EI

Adolescente responderá por participação em organização terrorista

Por Redação ANSA Publicado em 07/08/2026 às 15:47
Combatentes do Estado Islâmico (EI) em foto de arquivo ANSA

A polícia da Itália prendeu nesta sexta-feira (7) um adolescente de 16 anos sob a acusação de terrorismo por supostamente compartilhar material de propaganda do grupo Estado Islâmico (EI) na internet.

O jovem, um italiano de origem estrangeira que reside na zona de Como, foi detido enquanto estava de férias com a família em uma localidade próxima a Grosseto, na Toscana.

De acordo com a polícia, os investigadores encontraram "referências claras ao Estado Islâmico" em perfis do adolescente nas redes sociais, além de mensagens em chats nas quais ele compartilhava "conteúdo jihadista, neonazista e antissemita".

A operação também identificou um material em vídeo com o logotipo do Estado Islâmico que reúne instruções para a fabricação de explosivos caseiros.

Segundo o mandado de prisão do jovem, ele havia manifestado "vontade de se juntar aos combatentes" do EI após atingir a maioridade.

O suspeito foi formalmente acusado de participação em organização terrorista internacional e de incitação à prática de crimes com base em discriminação racial, étnica e religiosa.