RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Meloni afirma que crise com Trump não influencia relação com EUA

Premiê teria convidado ministros para festa da Independência americana em 2/7

Por Redação ANSA Publicado em 22/06/2026 às 20:29
Meloni e Trump mantinham 'boa ' relação antes de polêmica no G7 ANSA

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que as recentes farpas trocadas entre ela e o presidente Donald Trump não devem afetar as relações bilaterais com os Estados Unidos.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (22) durante a reunião do Conselho de Ministros em Roma.

Segundo fontes governamentais, Meloni convidou os ministros para participarem das celebrações da Independência dos EUA em 2 de julho, na Embaixada americana na capital italiana.

"O embaixador [dos EUA na Itália, Tilman] Fertitta sempre foi extremamente disponível e profissional conosco", teria dito a premiê, de acordo com relatos das mesmas fontes.

Fertitta também comentou os desentendimentos.

“Reconheço que podem existir momentos de desacordo entre dois líderes. O importante é que a relação entre os EUA e a Itália continue sendo uma verdadeira parceria de cooperação entre nossos dois países”, falou o diplomata, revelando que “tem sido um verdadeiro prazer para mim trabalhar diariamente com o povo italiano em uma ampla gama de questões”.

Trump e Meloni têm trocado farpas desse a semana passada quando o presidente americano afirmou que a líder italiana teria "implorado" para tirar uma foto com ele durante a cúpula do G7, realizada na França. A primeira-ministra negou a declaração.

No entanto, o republicano continuou a insistir em atacar Meloni, dizendo que ela gostaria de voltar a ser sua "amiga" por estar com "baixa popularidade" na Itália após ter negado o uso das bases militares no país aos EUA na guerra no Oriente Médio.

O último ataque de Trump contra a italiana foi feito no Truth no domingo (21), quando ele retomou o seu desapontamento com Roma.

"Depois de gastar trilhões de dólares na Otan, a Itália e sua primeira-ministra nem cogitaram se envolver com a República Islâmica do Irã e sua gravíssima ameaça nuclear", escreveu Trump.

Dessa vez, Meloni optou pelo silêncio e não respondeu à provocação do americano até o momento.