MÉXICO

Tiroteio em pirâmides ao norte da Cidade do México deixa um turista canadense morto e seis feridos

Por Por FABIOLA SÁNCHEZ e MEGAN JANETSKY Associated Press Publicado em 20/04/2026 às 20:35
Trabalhadores forenses carregam o corpo de uma vítima por uma pirâmide depois que as autoridades disseram que um atirador abriu fogo, em Teotihuacan, México, na segunda-feira, 20 de abril de 2026. AP Foto/Eduardo Verdugo

CIDADE DO MÉXICO (AP) — Um homem armado em pé no topo de um dos históricos Pirâmides Teotihuacan os turistas abriram fogo nesta segunda-feira, deixando um turista canadense morto e seis pessoas feridas no sítio arqueológico a uma hora ao norte da capital mexicana, disseram autoridades.

Mais tarde, o atirador morreu devido a um ferimento de bala autoinfligido, de acordo com um comunicado.

O governo local disse que quatro pessoas ficaram feridas por tiros e duas ficaram feridas por quedas. As vítimas foram levadas aos hospitais para tratamento. Eles incluem turistas colombianos, russos e canadenses, disse o governo local. A extensão de seus ferimentos não estava imediatamente clara.

Vídeo e fotos publicados por organizações de notícias locais mostram um homem parado com uma arma em cima de uma pirâmide enquanto as pessoas se abaixam para se proteger. Uma série de tiros aparecem nos vídeos.

O incidente acontece pouco depois das 11h30 quando dezenas de turistas estavam no topo da Pirâmide da Lua. Um homem de pé na plataforma da estrutura começou a disparar para cima, de acordo com um guia turístico que estava no local e falou com a Associated Press sob condição de anonimato por razões de segurança.

“Algumas pessoas, porque estavam com medo... se encadeiam de bruços no chão, e o resto de nós começou a descer,” disse o guia, coletando como o atirador, ao ver os turistas descendo os degraus da pirâmide, começou a disparar.

Outro grupo de visitantes estava imóvel na plataforma da pirâmide para evitar ser alvo do atirador.

Os primeiros a responder ao tiroteio foram os policiais fazendo a segurança dentro das ruínas arqueológicas, e brevemente depois que uma unidade da Guarda Nacional chegou em uma van para cuidar da emergência.

Nos últimos anos, a equipe do sítio arqueológico realizou varreduras de segurança antes que as pessoas entrassem na área, mas desde então pararam.

O guia mostrou um vídeo que ele fez mostrando uma mulher limpando e com as costas sujas de sangue e o braço de outro homem sendo enfaixado.

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum escreveu nas redes sociais que o tiroteio seria investigado e que ela estava em contato com a Embaixada do Canadá.

“O que aconteceu hoje em Teotihuacán nos dói profundamente. expresso minha mais sincera solidariedade aos indivíduos afetados e suas famílias,” escreveu ela.

Anita Anand, ministra das Relações Exteriores do Canadá, disse em. ”

As pirâmides de Teotihuacán são uma série de estruturas maciças nos arredores de Cidade do México construído por três civilizações antigas diferentes. Como um dos destinos turísticos mais importantes do México, o local atraiu mais de 1,8 milhão de visitantes internacionais no ano passado, de acordo com dados do governo.

Funcionários da segurança encontraram uma arma, uma faca e munição após o tiroteio.