Canadense que enfrenta 14 acusações de homicídio se declarará culpado de auxílio ao suicídio, segundo seu advogado
VANCOUVER, British Colombia (AP) — Um homem canadense enfrentando acusações de assassinato por supostamente vendendo substâncias letais pela internet pessoas em risco de automutilação concordaram em se declarar culpadas de aconselhamento ou auxílio ao suicídio, disse seu advogado neste sábado.
Por sua vez, os promotores canadenses retirarão todas as 14 acusações de assassinato apresentadas contra Kenneth Law, disse o advogado Matthew Gourlay à Associated Press em um e-mail.
“O apelo será às acusações de ajudar no suicídio,”, disse ele em um e-mail.
A Canadian Broadcasting Corporation relatou pela primeira vez o apelo.
O caso de Law está programado para retornar a um tribunal em Newmarket, Ontário, na tarde de segunda-feira. As ligações para o Ministério do Procurador-Geral de Ontário não foram respondidas imediatamente.
“A aparição de segunda-feira será simplesmente com o propósito de agendamento", disse Gourlay. "Nem a delação, nem a sentença se darão até data posterior. É uma aparição virtual via Zoom.”
A polícia canadense diz que Law, da área de Toronto, usou uma série de sites para comercializar e vender nitrito de sódio, uma substância comumente usada para curar carnes que podem ser mortais se ingeridas.
A polícia canadense diz que Law é suspeito de enviar pelo menos 1.200 pacotes para mais de 40 países. Autoridades dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Austrália e Nova Zelândia também têm instaurado investigações.
É contra a lei no Canadá alguém recomendar o suicídio, embora o suicídio assistido seja legal desde 2016 para pessoas com pelo menos 18 anos. Qualquer adulto com uma doença grave, doença ou deficiência pode procurar ajuda para morrer, mas deve pedir assistência de um médico.
Law está sob custódia desde sua prisão em sua casa em Mississauga, Ontário, em maio de 2023.
De acordo com o Código Penal Canadense, estimular o suicídio acarreta uma pena máxima de 14 anos. Uma condenação por assassinato significa automaticamente prisão perpétua, sem chance de condicional por pelo menos 25 anos.