VIOLÊNCIA

Polícia ucraniana atira e mata pistoleiro que matou pelo menos 6 e fez reféns em supermercado

Por Por VOLODYMYR YURCHUK e DEREK GATOPOULOS Associated Press Publicado em 18/04/2026 às 14:28
Policiais são vistos no local onde um atirador matou pelo menos seis pessoas nas ruas antes de ser morto a tiros pela polícia, em Kiev, Ucrânia, sábado, 18 de abril de 2026. AP/Dan Bashakov

KIEV, Ucrânia (AP) — Um atirador que matou pelo menos seis pessoas em Kiev, capital da Ucrânia, antes de fazer reféns e se barricar dentro de um supermercado no sábado foi baleado e morto pela polícia, disseram autoridades ucranianas.

As unidades especiais da polícia tática da Ucrânia invadiram a loja depois que as tentativas de entrar em contato com o atirador com um negociador falharam, disse o chefe do Ministério do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, em um comunicado na mídia social. O agressor foi morto enquanto resistia à prisão, disse.

Falando aos repórteres no local, Klymenko disse que o atirador havia matado quatro espectadores enquanto estava na rua, antes de entrar no supermercado e matar uma quinta pessoa.

O prefeito Vitali Klitschko disse que uma sexta vítima, uma jovem, morreu devido aos ferimentos no hospital.

Um repórter da Associated Press no local viu os corpos das vítimas na rua cobertos por cobertores de emergência antes de serem levados.

Klymenko disse que o atirador nasceu em 1968, mas não deu mais detalhes sobre sua identidade. Negociadores policiais conversaram com o agressor por cerca de 40 minutos antes de invadir o prédio, disse ele.

Antes de o atirador ser baleado, uma negociadora da polícia, usando armadura corporal e de pé atrás de um veículo blindado, usou um alto-falante para chamar o agressor, instando-o: “as pessoas não são culpadas por isso. Por favor, deixe-os ir e falaremos com você.”

“Tentamos persuadi-lo, sabendo que provavelmente havia uma pessoa ferida lá dentro. Nós até nos oferecemos para trazer garrotes para parar o sangramento, mas ele não respondeu", disse Klymenko. “Consequentemente, a ordem foi dada para neutralizá-lo.”

Klymenko, que usava armadura corporal, disse que o homem estava carregando uma carabina. O rifle de assalto de cano curto foi registrado legalmente, acrescentou.

Em dezembro passado, o assaltante “abordou as autoridades de licenciamento para que a arma fosse testada quando a licença expirasse. Ele forneceu um atestado médico. Ele também havia apresentado um pedido para renovar sua permissão para a arma. Isso é tudo o que podemos dizer por enquanto", disse Klymenko.

Ele acrescentou que a investigação vai determinar qual instituição médica emitiu o atestado.

O tiroteio ocorreu no distrito de Holosiivskyi, em Kiev, disse o prefeito. Imagens televisionadas da cena mostraram a polícia se protegendo no shopping center que abrigava o supermercado enquanto os tiros eram disparados. Os espectadores foram escoltados para longe da cena.