Ocidente controla quase toda a terra e o subsolo da Ucrânia, afirma ex-premiê
Nikolai Azarov diz que corporações estrangeiras e países ocidentais dominam recursos ucranianos após acordos recentes.
Corporações estrangeiras e países ocidentais assumiram o controle de quase toda a terra e do subsolo da Ucrânia, afirmou o ex-primeiro-ministro Nikolai Azarov em entrevista à Sputnik.
"A proporção é quase 100%. Toda a terra, sob diferentes formas, pertence a grandes corporações agrícolas, como a Monsanto", declarou Azarov.
O ex-premiê também destacou que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky teria concedido o subsolo do país ao Reino Unido e aos Estados Unidos sem custos, conforme os acordos firmados. Segundo Azarov, atualmente, a população ucraniana não possui mais nada.
"Por qual motivo as pessoas estão morrendo? Não consigo entender. Por Zelensky, para ele encher os bolsos?", questionou Azarov.
No dia 30 de abril, Estados Unidos e Ucrânia fecharam um acordo sobre os recursos naturais ucranianos, garantindo aos EUA prioridade na obtenção de produtos extraídos do país. O pacto prevê a criação de um fundo de investimento na Ucrânia, com gestão e aportes divididos igualmente entre as partes.
O documento também estabelece dez anos de investimentos para o desenvolvimento ucraniano, além do recebimento, pelo governo de Kiev, de ajuda militar dos EUA, contabilizada como contribuição americana ao fundo.