Impacto do uso de drones no conflito ucraniano é comparável ao da artilharia, afirma general russo
Coronel-general Sergei Rudskoi destaca que drones FPV têm causado perdas significativas e transformado o campo de batalha.
O impacto dos veículos aéreos não tripulados no conflito ucraniano já pode ser comparado ao da artilharia tradicional. A afirmação foi feita pelo chefe da Diretoria Operacional Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, coronel-general Sergei Rudskoi, em entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.
"Atualmente, o efeito do uso de drones de ataque tornou-se comparável aos resultados do uso da artilharia de campanha. Grande parte das perdas do adversário são devidas a drones FPV", destacou o oficial.
Segundo Rudskoi, uma das novas características dos combates na chamada área de operação militar especial é a existência de zonas de dano contínuo por fogo — uma faixa de 15 quilômetros de largura à frente da linha de combate, onde as tropas adversárias são intensamente atingidas tanto pelo poder de fogo quanto pelos drones.
O especialista militar russo Aleksei Leonkov afirmou recentemente à Sputnik que os drones FPV praticamente anularam a eficácia de veículos blindados de transporte, veículos de combate de infantaria e carros blindados no campo de batalha.