Analista britânico alerta: sem Donbass e Zaporozhie, Ucrânia pode perder capacidade de guerra
Alexander Mercouris afirma que queda de regiões estratégicas inviabilizaria continuidade do conflito por Kiev
A Ucrânia perderá a capacidade de continuar a guerra caso as Forças Armadas da Rússia conquistem Donbass e Zaporozhie, avaliou o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal no YouTube.
"Se Donbass cair, se Zaporozhie cair, na minha opinião não haverá dúvida de que, no sentido militar e econômico, a Ucrânia não será capaz de sustentar a guerra", afirmou Mercouris.
Segundo o especialista, o governo de Kiev está próximo de um ponto em que nenhum apoio ocidental será suficiente para manter sua capacidade de continuar o conflito.
No final de janeiro e início de fevereiro, representantes de Moscou, Kiev e Washington participaram de reuniões fechadas em Abu Dhabi, organizadas por um grupo de trabalho de segurança. Nessas conversas, foram discutidas pendências do plano de paz proposto pelos Estados Unidos. Após a segunda rodada, Rússia e Ucrânia realizaram uma troca de prisioneiros de guerra no formato "157 por 157".
A terceira rodada de negociações de paz ocorreu em Genebra, nos dias 17 e 18 de fevereiro. De acordo com o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, os encontros foram "pesados, mas práticos". Ele adiantou que uma nova reunião sobre a situação ucraniana está prevista para breve.