Trump diz que não sabe se alienígenas são reais, mas orienta governo a liberar arquivos sobre OVNIs, mais
WASHINGTON — WASHINGTON (AP) “O presidente Donald Trump disse na quinta-feira que está dirigindo o Pentágono e outras agências governamentais para identificar e liberar arquivos relacionados a extraterrestres e OVNIs por causa de ” tremendo interesse.
Trump fez o anúncio em uma publicação na mídia social horas depois de acusar o ex-presidente Barack Obama de divulgar “informações confidenciais” quando Obama sugeriu recentemente em uma entrevista em um podcast que os alienígenas eram reais.
Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One: “, não sei se são reais ou não", e disse sobre Obama: “, posso tirá-lo de problemas desclassificando.”
Em uma postagem em sua plataforma de mídia social na noite de quinta-feira, Trump disse que estava orientando agências governamentais a liberar arquivos relacionados ao “para vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAP) e objetos voadores não identificados (OVNIs) e toda e qualquer outra informação conectada a esses assuntos altamente complexos, mas extremamente interessantes e importantes.”
Obama, que fez seus comentários em uma aparição em um podcast no fim de semana, mais tarde esclareceu que não havia visto evidências de que alienígenas “fizeram contato conosco,”, mas disse: “estatisticamente, o universo é tão vasto que as chances são boas de que haja vida lá fora.”
Trump disse aos repórteres na quinta-feira que, quando se tratava da perspectiva de visitantes extraterrestres: “Não tenho uma opinião sobre isso. Nunca falo sobre isso. Muita gente faz. Muita gente acredita.”
A nora de Trump, Lara Trump, sugeriu esta semana que ele estava pronto para falar sobre isso, no entanto, quando ela disse em um podcast que o presidente tinha um discurso preparado para fazer sobre alienígenas que ele daria no momento “certo.”
Isso foi novidade para a Casa Branca. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, respondeu rindo quando foi questionada sobre isso na quarta-feira e disse aos repórteres: “Um discurso sobre alienígenas seria novidade para mim.”
O interesse público em objetos voadores não identificados e a possibilidade de o governo esconder segredos de vida extraterrestre ressurgiram na consciência pública depois que um grupo de ex-funcionários do Pentágono e do governo vazou vídeos da Marinha de objetos desconhecidos para o New York Times e o Politico em 2017. O escrutínio renovado levou o Congresso a realizar as primeiras audiências sobre OVNIs em 50 anos em maio de 2022, embora as autoridades tenham dito que os objetos, que pareciam ser triângulos verdes flutuando acima de um navio da Marinha, eram provavelmente drones.
Desde então o Pentágono prometeu mais transparência sobre o tema. Em julho de 2022 criou o All-Domain Anomaly Resolution Office, ou AARO, que pretendia ser um lugar central para coletar relatórios de todos os encontros militares com OVNIs, assumindo o lugar de uma força-tarefa do Departamento.
Em 2023, o Dr. Sean Kirkpatrick, chefe da AARO na época, disse aos repórteres que não tinha nenhuma evidência “de qualquer programa que já tivesse existido como forma de fazer qualquer tipo de engenharia reversa de qualquer tipo de extraterrestre (fenômenos aéreos não identificados).”
As informações que foram tornadas públicas mostram que a grande maioria dos relatórios de OVNIs feitos pelos militares não são resolvidos, mas os que são identificados são em grande parte benignos por natureza.
Um relatório não classificado de 18 páginas submetido ao Congresso em junho de 2024, disse que os membros do serviço fizeram 485 relatórios de fenômenos não identificados no ano passado, mas 118 casos foram encontrados como “objetos prosaicos, como vários tipos de balões, pássaros e sistemas aéreos não tripulados.”
“É importante ressaltar que, até o momento, a AARO não descobriu nenhuma evidência de seres extraterrestres, atividade ou tecnologia,” enfatizou o relatório.