GREVE

Argentina entra em greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Paralisação afetou comércio e transportes no país

Por Redação ANSA Publicado em 19/02/2026 às 20:31
Passageiro descansa em aeroporto de Buenos Aires em meio a greve nesta quinta © ANSA/EPA

A greve geral convocada nesta quinta-feira (19) na Argentina por sindicatos contra a reforma trabalhista que está em votação na Câmara dos Deputados atraiu amplo apoio e está tendo um impacto significativo no país.

Na capital, Buenos Aires, o comércio e o transporte público pararam logo nas primeiras horas da manhã. Ao mesmo tempo, a companhia aérea nacional Aerolineas Argentinas anunciou em comunicado a suspensão de pelo menos 250 voos e transtornos para ao menos 30 mil passageiros, com a greve afetando também centenas de voos domésticos e internacionais, operados por outras empresas.

Também foram registrados confrontos entre manifestantes e a polícia na cidade, com o uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta pelos agentes para manter livre a circulação de veículos particulares e impedir a passagem de marchas sindicais que se dirigiam à Praça do Congresso, onde uma manifestação foi convocada contra o debate sobre a lei na Câmara dos Deputados que ocorre nesta quinta.

As reformas controversas, defendidas por Milei, visam facilitar a contratação e demissão de trabalhadores em um país onde a segurança no emprego já é difícil.

A proposta também tende a reduzir as indenizações por demissão, limita o direito à greve, aumenta a jornada de trabalho e restringe as férias.

A medida foi aprovada no Senado na semana passada e segue em votação na Câmara.

Enquanto a tensão no país está alta, Milei viajou aos Estados Unidos para participar hoje da inauguração do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza de Donald Trump.