ESTADOS UNIDOS

Democrata Mikie Sherrill tomou posse como governadora de Nova Jersey com tom desafiador contra Trump

Por Por MIKE CATALINI Associated Press Publicado em 20/01/2026 às 21:21
A governadora de Nova Jersey, Mikie Sherrill, mantém uma ordem executiva recém-assinada durante sua cerimônia de posse em Newark, Nova Jersey, terça-feira, 20 de janeiro de 2026. AP/Seth Wenig

NEWARK, N.J. (AP) — Mikie Sherrill, a congressista de quatro mandatos e ex-piloto de helicóptero da Marinha que a escalou Eleição de novembro em Nova Jersey como uma vitória sobre a visão do presidente Donald Trump para o país, foi inaugurado na terça-feira como o 57o governador do estado.

Sherrill, de 54 anos, é apenas a segunda mulher a liderar o estado de quase 9,5 milhões de pessoas. Ela sucede Phil Murphy, um colega Democrata que foi eleito duas vezes, marcando a primeira vez em mais de seis décadas que um partido político controlou o gabinete do governador de Nova Jersey por três mandatos consecutivos.

Ela varreu para a vitória sobre ela Rival do Partido Republicano endossado por Trump em parte, colocando a culpa em altos custos sobre as tarifas da presidente e prometendo que sua primeira ação uma vez no cargo seria ordenar o congelamento das taxas de serviços públicos disparadas.

Sherrill falou sobre o papel de Nova Jersey na Guerra Revolucionária e citou as queixas da Declaração de Independência contra o rei, fazendo uma comparação com Trump.

“Vemos um presidente usurpando ilegalmente o poder,”, disse ela. “Ele promulgou inconstitucionalmente um regime tarifário para ganhar bilhões para si e sua família, enquanto todos os outros veem os custos aumentarem cada vez mais. Aqui, exigimos que as pessoas no serviço público realmente sirvam ao público.”

Ela adotou um tom desafiador contra o governo Trump, dizendo que o estado não ficaria quieto diante das comunidades que vivem com medo da repressão à imigração do presidente.

“Estes são alguns anos cansados,” disse ela. “Mas que se dane se neste estado, nesta hora, chorarmos qualquer lágrima silenciosa.”

Uma mensagem em busca de resposta foi enviada à Casa Branca.

Durante seu discurso, ela também assinou duas ordens executivas, uma declarando o congelamento das taxas de serviços públicos, que vêm subindo acentuadamente, e outra destinada a estabelecer novas fontes de produção de eletricidade, incluindo solar e nuclear.

Sherrill prestou juramento sobre o cargo em uma cópia da Constituição de propriedade do primeiro governador do estado em Newark, a maior cidade do estado cujos eleitores compunham um componente-chave de sua coalizão vencedora.

É uma partida de inaugurações anteriores, que incluíram saudações de artilharia militar ao longo do Rio Delaware fora da sede do Estado em Trenton. A cerimônia de terça-feira incluiu uma saudação semelhante à arma e um viaduto de helicóptero militar.

Ela está sendo empossada como sua ex-colega do Congresso Abigail Spanberger entra no cargo na posição de governadora da Virgínia, após uma vitória semelhante de dois dígitos sobre seu oponente republicano e à medida que as eleições de meio de mandato começam a entrar em foco mais nítido. Os democratas estão esperançosos de que o presidente seja um entrave para os candidatos do Partido Republicano em corridas importantes em todo o país.

Sherrill substitui Murphy, ex-embaixador do governo Obama e executivo de finanças de Wall Street, que cumpriu uma série de promessas progressistas ao longo de oito anos, incluindo o aumento de impostos sobre a renda acima de US $1 milhão, aumentando o salário mínimo, expandindo a educação infantil e financiando totalmente a pensão dos trabalhadores do estado, que foi subfinanciada por anos antes de assumir o cargo.

Murphy disse na sexta-feira em sua última coletiva de imprensa que tem estado em contato regular com Sherrill sobre a transição. Ele resumiu seus dois mandatos como governador como tendo correspondido às promessas que fez na campanha.

“Nós éramos quem dizíamos que seríamos,” Murphy disse. “Não fizemos campanha em minha tese e puxamos uma rápida.”

Ele também está repassando um orçamento estadual que aumentou ao longo dos anos, aumentando a perspectiva de possíveis deficiências se as receitas do estado caírem, bem como uma promessa não financiada de continuar um acordo programa de desoneração do imposto predial iniciada no segundo mandato do governador.

Sherrill terá uma legislatura liderada pelos democratas para trabalhar, uma das mais de uma dúzia em que o partido controla a legislatura e o governo.

A primeira mulher a ser governadora de Nova Jersey é Christine Todd Whitman, uma republicana de dois mandatos que passou a servir como administradora da Agência de Proteção Ambiental de George W. Bush.

O governo de Nova Jersey muitas vezes mudou de um lado para o outro entre os partidos. A última vez que o mesmo partido prevaleceu em uma terceira eleição consecutiva para governador foi em 1961.