Trump planeja conceder indulto à ex-governadora de Porto Rico, Vázquez, em caso de violação de financiamento de campanha, diz autoridade
WASHINGTON (AP) — O presidente Donald Trump planeja conceder indulto à ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, disse um funcionário da Casa Branca nesta sexta-feira.
Em agosto passado, Vázquez se declarou culpada de violação das leis de financiamento de campanha em um caso federal que, segundo as autoridades, também envolveu um ex-agente do FBI e um banqueiro venezuelano. Sua sentença estava marcada para o final deste mês.
Os procuradores federais haviam pedido um ano de prisão.
A fonte oficial que confirmou o indulto planejado indicou que Trump, um republicano, considerava o caso uma perseguição política e afirmou que a investigação contra Vázquez, uma republicana alinhada ao Partido Novo Progressista, pró-estadualidade, começou 10 dias depois de ela ter declarado apoio a Trump em 2020. A fonte não estava autorizada a revelar a notícia nominalmente e falou sob condição de anonimato.
Vázquez, advogada, foi a primeira ex-governadora do território americano a se declarar culpada de um crime, especificamente por aceitar uma doação de um estrangeiro para sua campanha política de 2020. Ela foi presa em 2022 .