EUROPA

Itália começa temporada de grandes saldões de 2026

Este é o primeiro grande evento comercial do novo ano

Por Redação ANSA Publicado em 05/01/2026 às 08:11
Lojas iniciaram tradicional saldão de Ano Novo

Lojas de toda a Itália iniciaram no último sábado (3) o tradicional "saldão" de Ano Novo, considerado o primeiro grande evento comercial de 2026.

As liquidações de inverno começaram oficialmente no Vale de Aosta, no último dia 2 de janeiro e, no restante do país, no dia seguinte.

Apesar do calendário oficial, muitos consumidores já encontraram descontos antes mesmo do início formal das promoções.

Segundo estimativas da Confesercenti, uma das principais associações do varejo italiano, quase 2 milhões de pessoas já realizaram compras com descontos durante as chamadas "pré-vendas", iniciadas logo após o Natal.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos sobre as liquidações de inverno de 2026, o evento é um dos mais importantes do ano para o comércio.

A expectativa é de que o faturamento alcance cerca de 6 bilhões de euros, impulsionado principalmente pelos setores de vestuário, calçados e acessórios. No entanto, a Confesercenti alerta que o aumento das vendas antecipadas tem reduzido o impacto das liquidações oficiais.

Para a entidade, a prática acaba diluindo os resultados do período tradicional de saldão e criando desequilíbrios no mercado. Diante desse cenário, a organização defende mudanças na legislação. "As regras sobre promoções precisam ser revistas para garantir uma concorrência justa", afirmou a Confesercenti.

Para a União dos Consumidores Italianos, os descontos do evento comercial serão maiores do que em julho, mas menores do que em janeiro do ano passado.

Já a associação de consumidores Codacons afirmou que "o poder de compra e a renda disponível estão muito baixos e as liquidações serão um fracasso".