Meloni conversa com María Corina Machado sobre transição na Venezuela
Segundo elas, saída de Maduro abre novo capítulo de esperança para venezuelanos
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou por telefone com a líder opositora venezuelana María Corina Machado para tratar das perspectivas de uma transição pacífica e democrática na Venezuela.
A informação foi divulgada em comunicado do Palazzo Chigi, neste domingo (4), um dia após um ataque militar dos Estados Unidos contra a Venezuela culminar na captura do presidente Nicolás Maduro.
De acordo com a nota, as duas discutiram o cenário político venezuelano e os caminhos para a restauração da democracia no país.
Durante a ligação, "ficou acordado que a saída de Maduro abre um novo capítulo de esperança para o povo venezuelano, que poderá voltar a desfrutar dos princípios básicos da democracia e do Estado de Direito", acrescenta o governo italiano.
Meloni acompanha os acontecimentos na Venezuela desde o último sábado (3), com especial atenção para a situação da comunidade italiana no país sul-americano, cuja segurança é a principal prioridade do governo.
Segundo o Palazzo Chigi, "a Itália sempre apoiou as aspirações do povo venezuelano por uma transição democrática, condenando as ações repressivas do regime de Maduro, cuja autoproclamada vitória eleitoral a Itália, juntamente com seus principais parceiros internacionais, jamais reconheceu".
O governo italiano ainda destacou que "a ação militar externa não é o caminho para acabar com regimes totalitários, mas, ao mesmo tempo, considera legítima a intervenção defensiva contra ataques híbridos à sua segurança, como os perpetrados por entidades estatais que alimentam e facilitam o tráfico de drogas".