Missa no Vaticano recorda 3 anos da morte de Bento XVI
Papa emérito faleceu aos 95 anos em 31 de dezembro de 2022
Uma missa celebrada no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, lembrou os três anos da morte do papa emérito Bento XVI, ocorrida em 31 de dezembro de 2022.
Nascido Joseph Ratzinger, o religioso alemão faleceu aos 95 anos, devido a complicações relacionadas à idade.
Durante a cerimônia na noite da última terça-feira (30), o prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Gerhard Ludwig Müller, destacou que Bento XVI "sempre se considerou um colaborador da verdade (cooperator veritatis)" e, "durante seu pontificado, foi um dos maiores teólogos da Cátedra de São Pedro".
"Tanto como professor de teologia quanto como pregador muito requisitado, ele sempre se colocou a serviço da Palavra", disse Müller em sua homilia em inglês.
Ao recordar o período em que Bento XVI foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Müller ressaltou que o então cardeal estabeleceu "padrões de altíssima diligência, precisão intelectual e incorruptibilidade para o Magistério Romano".
Para ele, o Papa emérito deixou "um imenso legado teológico de qualidade excepcional", sendo reconhecido como um dos grandes intelectuais católicos do nosso tempo.
Müller também mencionou o diálogo de Ratzinger com pensadores não crentes, como o filósofo Jürgen Habermas, destacando o esforço conjunto para enfrentar desafios da modernidade, como o niilismo, o transumanismo e o anti-humanismo.
"Todo Papa, como sucessor de São Pedro, deve compreender que sua tarefa mais sagrada é unir toda a Igreja", afirmou o cardeal, sublinhando que a unidade na fé é o fundamento da Igreja Católica.
Em tom pessoal, Müller compartilhou uma lembrança do Papa emérito ao apresentar-lhe o projeto da Opera Omnia, edição completa das obras teológicas de Ratzinger.
Segundo ele, em vez de demonstrar orgulho pela dimensão da obra, Bento XVI perguntou com simplicidade: "Quem vai ler tudo isso?".
Para Müller, a teologia de Ratzinger é "uma dádiva para toda a Igreja", recomendando especialmente os três volumes de Jesus de Nazaré a quem busca aprofundar a fé.
A missa contou com a presença do cardeal protodiácono Dominique Mamberti. Nesta terça-feira (31), será celebrada a segunda missa de sufrágio por Bento XVI, em alemão, nas Grutas Vaticanas, junto ao túmulo do Papa emérito, presidida pelo cardeal Kurt Koch.