Papa Leão XIV é eleito 'Personalidade do Ano de 2025' na Itália
Religioso foi destaque por 'moldar pontificado com valores fundamentais'
O papa Leão XIV foi eleito a "Personalidade do Ano de 2025" pela tradicional enciclopédia italiana Treccani, que o escolheu "por moldar seu pontificado com valores fundamentais da experiência cristã, como sobriedade, moderação e escuta, expressão ideal de uma Igreja pobre para os pobres".
De acordo com o Livro do Ano de 2025 da Treccani, Robert Prevost se caracteriza por uma postura discreta e ponderada.
"Parcimonioso em sua presença e palavras", o pontífice tem buscado "reduzir seu ruído, equilibrar suas posições e públicos, evitando ser enquadrado à direita ou à esquerda, tanto no campo político quanto no teológico.
Primeiro papa americano, primeiro missionário moderno a assumir o pontificado e também o primeiro oriundo da ordem religiosa à qual pertenceu Martinho Lutero, Leão XIV está aplicando as habilidades de liderança aprimoradas durante sua longa missão no Peru.
À frente da Igreja Católica, ele atua em um contexto internacional marcado por tensões geopolíticas, disputas econômicas e desafios sociais interligados, em que potências globais pressionam outras pela redução de direitos e garantias.
Segundo a Treccani, o novo Papa é chamado a priorizar uma agenda complexa, com nós a serem desatados ou cortados, ao longo de um caminho de escolhas seletivas, respostas ponderadas e adiamentos criteriosos, o que não promete um consenso fácil nem imediato para um pontificado comprometido com a promoção de uma paz "desarmada e desarmante".
O Livro Treccani do Ano de 2025 reconta os 365 dias marcados por tensões de guerra, econômicas e sociais, bem como por eventos históricos, atuais e culturais surpreendentes, como o retorno de Donald Trump à Casa Branca, a eleição de Leão XIV, o terceiro ano do governo da premiê italiana, Giorgia Meloni, e, de forma mais geral, o papel da Europa em um cenário global em busca de novos equilíbrios e alianças.
A obra também aborda a entrega dos Prêmios Nobel, grandes festivais culturais e importantes efemérides, como os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e o centenário do Instituto da Enciclopédia Italiana, celebrado na presença do presidente da República, Sergio Mattarella.
O panorama se completa com descobertas científicas e inovações tecnológicas, principalmente a inteligência artificial, cujo desenvolvimento alimenta acirradas rivalidades geopolíticas e suscita novos dilemas éticos.
A narrativa envolvente conta com 600 páginas, 1.169 reportagens aprofundadas, 108 artigos de autores renomados, 95 boxes editoriais, 81 gráficos e mapas e 446 imagens.
Para o diretor da Treccani, Marcello Sorgi, a escolha do papa Leão XIV como Personalidade do Ano reflete o reconhecimento da Igreja como um novo ator relevante no cenário internacional.
"Buscamos retratar um ano difícil com completude e análise aprofundada, graças à sólida base profissional da Enciclopédia Treccani e a uma rede de colaboradores externos qualificados que garantem uma perspectiva ampla e rigorosa sobre um presente muito complexo", observou o executivo.
O então cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito o 267º papa no dia 8 de maio de 2025 e tornou-se o primeiro norte-americano a assumir a liderança da Igreja Católica. Ele era próximo do papa Francisco, cuja morte ocorreu em 21 de abril, aos 88 anos.