Cidade na Itália proíbe fogos de artifício em celebrações de fim de ano
Medida visa reduzir transtornos e riscos a pessoas vulneráveis e animais
A cidade de Treviso, na região do Vêneto, no norte da Itália, anunciou nesta segunda-feira (29) a proibição do lançamento de fogos de artifício, foguetes e bombinhas em toda a cidade por nove dias.
A medida, ordenada pelo prefeito Mario Conte, ficará em vigor de 30 de dezembro até o próximo dia 7 de janeiro para reduzir os transtornos e riscos causados pelo uso indiscriminado de materiais explosivos durante as celebrações de fim de ano.
Em comunicado oficial, o prefeito ressaltou que o objetivo da restrição é garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis.
"Queremos garantir férias tranquilas para todos os cidadãos, especialmente para os mais vulneráveis. O barulho dos fogos de artifício representa um perigo para a saúde pública e causa estresse significativo, principalmente para crianças, idosos e pessoas com condições de saúde mais delicadas", afirmou Conte.
Ele também destacou os danos que o barulho pode causar aos animais domésticos e selvagens, que, frequentemente, ficam assustados e até se perdem.