Zelensky confirma que se reunirá com Trump no fim de semana
Encontro deve ocorrer no próximo domingo (28), em Mar-a-Lago
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que se encontrará com seu homólogo Donald Trump nos Estados Unidos neste fim de semana para tentar avançar nas negociações sobre um plano de paz.
"Vou me reunir com o presidente Trump na Flórida no fim de semana, acho que no domingo [28]", disse o líder ucraniano a jornalistas nesta sexta-feira (26).
"Vamos discutir o Donbass e a central nuclear de Zaporizhzhia e certamente também vamos falar de muitas outras questões", acrescentou Zelensky.
O encontro deve ocorrer na propriedade de Trump em Mar-a-Lago.
As últimas negociações entre Washington e Kiev produziram um plano de paz de 20 pontos que foi enviado à Rússia, porém o regime de Vladimir Putin ainda não respondeu.
Segundo Zelensky, a proposta prevê o congelamento da atual linha de frente da guerra e não determina que a Ucrânia renuncie legalmente a ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A Rússia, no entanto, exige a cessão de todo o Donbass, região que engloba as províncias de Donetsk e Lugansk, e que a Ucrânia se comprometa a não entrar na Otan. Também ainda há discordâncias a respeito da gestão da usina ucraniana de Zaporizhzhia, maior central nuclear da Europa e ocupada pelas forças russas.