EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Astronautas fazem 1º ensaio para lançamento da missão Artemis 2 à Lua

Operação está agendada para começar no dia 6 de fevereiro de 2026

Por Redação ANSA Publicado em 23/12/2025 às 10:52
Operação está agendada para começar no dia 6 de fevereiro de 2026

Os astronautas que participarão da Artemis 2, missão que levará a humanidade de volta à Lua, realizaram um dos ensaios gerais para o lançamento, agendado para fevereiro do próximo ano.

O teste, inicialmente previsto para novembro, foi adiado em um mês devido a um problema no fechamento da escotilha da espaçonave Orion. O canadense Jeremy Hansen e os americanos Victor Glover, Reid Wiseman e Christina Koch participaram dos exercícios.

Durante o treinamento, os astronautas simularam todas as fases de aproximação para o lançamento e verificaram as operações que antecederão a missão histórica. A Artemis 2 está prevista para durar aproximadamente 10 dias.

Embora os exercícios não tenham atingido todos os objetivos planejados pelos organizadores, o teste representou um passo crucial para o lançamento da operação.

"Tudo correu perfeitamente? Absolutamente não. No entanto, este veículo e nossa equipe provaram que estão à altura do desafio. O lançamento está se aproximando", escreveu Reid Wiseman, comandante da missão.

Atualmente, o lançamento está agendado para o dia 6 de fevereiro, mas há a possibilidade de adiamento por algumas semanas. Ao todo, cinco janelas orbitais estão disponíveis para o segundo mês de 2026, dependendo das posições relativas entre a Lua e a Terra no início da missão.