O espírito de Natal nos vilarejos mais belos da Itália
História e tradições locais se unem à magia da data com personalidade
Os vilarejos mais belos da Itália tornam-se ainda mais sugestivos durante as celebrações de fim de ano, quando história e tradições locais se unem de forma personalizada à magia do Natal.
Em Mezzano di Primiero, vilarejo do Trentino-Alto Ádige, situado em meio das montanhas de Pale di San Martino di Castrozza, nas Dolomitas, acendeu sua "Árvore de Natal das Raízes", que, para fazer jus ao nome, está invertida.
O pinheiro com a copa para baixo e as raízes para cima ficará iluminado até 7 de janeiro, sendo acompanhado por uma bússola, onde todos podem depositar seus desejos e pensamentos.
Além disso, ao longo da mostra permanente "Cataste e Canzei", pilhas de madeira se transformaram em arte, com cerca de 30 instalações criadas com a técnica do empilhamento de madeira.
Na Lombardia, Bagolino, na província de Brescia, é o "Vilarejo dos Presépios" ao oferecer mais de 100 obras realizadas com materiais e técnicas diversas até 6 de janeiro. O trajeto circular da exposição é sinalizado por uma estrela-guia, que conduz os visitantes na descoberta dos mais belos presépios.
Já no coração no Piemonte, Ricetto di Candelo é um dos vilarejos medievais mais bem conservados da Europa. Durante as festividades de dezembro, sua arquitetura fortificada do século 13, repleta de torres, muros e ruas de pedras, se torna ainda mais atrativa com luzes e mercados de Natal, que trazem artesanatos, decorações, doces e iguarias locais. Por sua vez, as antigas adegas abrigam decorações de madeira e presépios artísticos.
Na Úmbria, Castiglione del Lago, situado no promontório do Lago Trasimeno, é o protagonista da sexta edição de "Luzes no Trasimeno", que abriga a maior árvore de Natal na água do mundo, atraindo milhares de visitantes.
A obra conta com nada menos que 1.080 metros de comprimento, por 50 de largura, sendo iluminada por 2,4 mil luzes perimetrais e 150 lâmpadas internas, que são alimentadas totalmente por fontes de energia renováveis.
Além da gigantesca árvore natalina na água, a programação do evento é recheada de atrações, como o "Jardim de Natal do Papai Noel", onde as crianças encontram o bom velhinho e seus ajudantes, e a "Trilha do Presépio", dedicada ao 800º aniversário do Cântico das Criaturas, criado por São Francisco de Assis.
Outros destaques da festa são as casas de Natal, com artesanato, comida e tradições locais, e o "Espetáculo das Maravilhas", uma projeção de luzes e fogos de artifício na Rocca del Leone e no lago.