Papa Leão XIV nomeia bispo pró-imigrantes em Westminster
Richard Moth chefiará principal sede episcopal católica do Reino Unido
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta sexta-feira (19) que o papa Leão XIV nomeou o monsenhor Richard Moth, religioso conhecido por sua posição favorável aos imigrantes, para chefiar a Arquidiocese de Westminster, em Londres, a principal sede episcopal católica do Reino Unido.
Natural de Chingola, na Zâmbia, o novo arcebispo exercia até então a função de bispo de Arundel e Brighton. Ele assumiu o posto anteriormente ocupado pelo cardeal Vincent Gerard Nichols, que renunciou ao cargo.
A emissora britânica BBC informou que Moth se opõe às retóricas anti-imigração e islamofóbicas que circulam amplamente no Reino Unido. Além disso, ele deverá herdar o papel de liderança da minoria católica na Inglaterra e no País de Gales.
O veículo também destacou que o recém-nomeado arcebispo de Westminster se destacou, durante seu mandato em Brighton, por suas posições firmes em defesa da justiça social, dos migrantes e dos refugiados.
Recentemente, Moth pediu "empatia" para com as pessoas que "chegam ao país em busca de segurança", em uma crítica indireta às políticas de repressão à imigração. O religioso também demonstrou preocupação com Tommy Robinson, figura da extrema-direita britânica conhecida por suas posições islamofóbicas.
"Estou profundamente comovido com a confiança que o papa Leão XIV depositou em mim enquanto me preparo para assumir a arquidiocese. Sou profundamente grato pelo apoio que o cardeal Vincent Nichols tem me oferecido neste momento. Minha primeira tarefa será conhecer os sacerdotes e o povo de Westminster, e aguardo com expectativa a oportunidade de servi-los", declarou Moth.
A Arquidiocese de Westminster abrange os bairros londrinos ao norte do rio Tâmisa, estendendo-se do rio Lea, a leste, até Hillingdon, a oeste.