INVESTIGAÇÃO

Mulher é investigada em novo desdobramento do caso Orlandi

Ela foi acusada de ter fornecido informações falsas aos promotores

Por Redação ANSA Publicado em 19/12/2025 às 15:17
Mulher investigada foi acusada de ter fornecido informações falsas aos promotores © ANSA/EPA

O Ministério Público de Roma informou nesta sexta-feira (19) que uma mulher está sendo investigada no âmbito do desaparecimento da cidadã vaticana Emanuela Orlandi, ocorrido em 1983 e que permanece sem solução.

De acordo com as autoridades romanas, a mulher, que não teve a identidade revelada, é suspeita de ter fornecido informações falsas aos promotores.

"Tomamos conhecimento deste desdobramento pela imprensa. Há total confiança no trabalho dos magistrados e, até o momento, a decisão de prosseguir com o máximo sigilo indica que eles tiveram bons motivos para isso", afirmou Laura Sgrò, advogada da família Orlandi.

As apurações, reabertas em 2023, estão sendo conduzidas pela Unidade de Investigação dos Carabinieri de Roma e coordenadas pela Procuradoria da capital italiana.

Em 22 de junho de 1983, Orlandi, então com 15 anos, desapareceu ao retornar para casa, no Vaticano, após uma aula de flauta em Roma. O caso é considerado um dos maiores mistérios não resolvidos da Itália e chegou a inspirar uma série documental de sucesso da Netflix.